terça-feira, 20 de junho de 2023

Nacionalizem o Sol, pá!

Há uns anos instalar um painel solar para produção de electricidade pareceu-me uma boa ideia. Produzir a própria energia – uma parte, pelo menos – contribuir para proteger o ambiente e, principalmente, reduzir a conta da luz eram os motivos que se propagandeavam para levar o pagode a optar pela energia solar. Até porque o Sol quando nasce é para todos e, excepção aos dias nublados, a poupança que o astro-rei proporciona também.


Mas isto, como tudo na vida, para uns ganharem outros terão de perder. E nisto, como no resto, o Estado nunca fica perdedor. Vai daí inventou as taxas, taxinhas, tarifas e tarifinhas que pagamos na conta da luz. O desgraçado do painel que tenho no telhado, apesar do calor que habitualmente se faz sentir por estas bandas, não consegue produzir energia que compense o saque fiscal que mensalmente me chega a casa disfarçado de factura. Desgraçadamente ainda não existe tecnologia que também produza impostos. E se houvesse inventariam um imposto qualquer para lhe aplicar.

8 comentários:

  1. Tudo para eles, nada para os outros. Quando se pensa que algo compensa, é pura ilusão. Um ótimo dia!

    ResponderEliminar
  2. Fizeste-me rir e tens toda a razão:)))
    Beijocas e um bom dia!

    ResponderEliminar
  3. Almeida Santos, António de (1926–2016): Para os amigos, tudo. Para os inimigos, nada. Para os outros, cumpra-se a lei.

    ResponderEliminar
  4. Óscar (Raymundo) Benavides (Larrea) (1876–1945), Militar (Grande Marechal), diplomata, político. Presidente Provisório do Peru entre 1914–1915 e 1933–1939:
    Para mis amigos: Todo. Para mis enemigos: La Ley

    ResponderEliminar
  5. E como o Kruzes tem razão!
    Arranjam sempre maneira de nos tirar de algum lado!

    Beijinhos
    Feliz Dia

    ResponderEliminar
  6. Esta gente é obcecada por impostos. É o que dá terem uma vastissima clientela para satisfazer!

    ResponderEliminar
  7. Estes, com taxa e imposto,e que foram muito além da troika!

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  8. Roubam o que podem para fazer caridade com o nosso dinheiro. Assim, com o dinheiro dos outros, também eu era um benfeitor!

    Cumprimentos

    ResponderEliminar