
Ao que leio no Twitter, Isabel Moreira, a escanzelada deputada do Partido Socialista, terá afirmado numa entrevista qualquer, que se sente uma privilegiada por ser branca. A mim, que não sou especialista na especialidade de racismo, parece-me uma afirmação um bocado parva. Embora, desconfio, consensual na parte que toca aos privilégios, ou não tivesse ela as ligações partidárias e familiares que se conhecem. Caso tivesse nascido na Merdaleja e fosse filha do Zé da Égua Manca, ser alva como a cal havia de lhe adiantar uma grande coisa.
Já outra Isabel, a dos Santos, não tem uma tez propriamente clara. Terá no entanto, ao que dizem que eu nunca “lho” contei, uma fortuna considerável. Ainda que, também ao que contam que dessas cenas nada sei, obtida por meios um bocado manhosos. Do que não faltarão certezas é que a senhora será, qualquer que seja o padrão utilizado para a avaliação, uma privilegiada. O que, levando à letra os considerandos da senhora magricela, poderá levar mentes mais sinuosas a conclusões demasiado inquietantes – e também deploráveis - quanto a isso do racismo.
Claro que as famílias contam muito.
ResponderEliminarNo caso da magricela, seu Pai enquanto ministro do ultramar instituiu um campo de trabalho em Chão Bom, Angola (Portaria 18539 de 17 de Junho de 1961) para tirar as comichões de quem não gostasse do Estado que já não era novo. Por essa e por outras, é uma complexada.
A outra (Santos), mais chique por ter antepassados holandêses/Boers (van Dunen), não só concluiu uma licenciatura no Reino Unido (Economia?) mas sempre se rodeou de gente inteligente que lhe indicaram quem eram os gajos portugas para comprar. Há anos que possuía muita coisa portuguesa e ninguém lhe foi à mão dado que se tinham vendido.
É simples. As famílias contam... e não pouco.
As famílias contam e de que maneira. A família socialista então...
ResponderEliminarTive de sorrir com as tuas palavras e concordo:)))
ResponderEliminarBeijos e um bom domingo
Terão, Isabel Moreira e Isabel dos Santos, laços familiares?
ResponderEliminarE por aqui me fico, que isto hoje não está para grandes questões.
Cumprimentos, caro KK.
Isto, como está, só lá vai à base da piadola!
ResponderEliminarBom Domingo.
Se calhar fazem ambas parte de uma grande "família"...
ResponderEliminarCumprimento caro António.