quarta-feira, 12 de junho de 2013

Os enraivecidos do facebook

As imagens de um grupo de cães a atacar um boi estão a causar um nível de irritabilidade de proporções épicas entre os amigos da bicharada. E não só, sejamos justos. Que a crueldade, principalmente contra os animais, deixa muita gente em choque. A ira sobe de tom quando, como é o caso, envolve figuras mais ou menos conhecidas. Isto, claro, a confirmarem-se a alegada origem das fotos e o não menos alegado local onde terão sido recolhidas. 
As imagens, a serem verídicas, retratam uma malvadez sem limites. Convém, contudo, recordar que nem tudo o que parece é. Não vou sugerir que a cena foi adulterada, as fotos foram objecto de intervenção artística ou que foram obtidas do outro lado do mundo. Acho apenas que a esmagadora maioria dos que as tem comentado podia ser ligeiramente mais comedido nas opiniões.
É por estas, e também por outras parecidas, que considero o “pisco” no “mostrar no feed de noticias”  uma das melhores ferramentas do facebook. Nomeadamente para quem, como eu, não aprecia vídeos de gatinhos fofinhos, não tem interesse em saber o que é o almoço ou o jantar de ninguém, se está nas tintas para que Jesus ou ou santo qualquer nutra por si um grande amor, nem, principalmente,aprecie piadolas de anti-benfiquistas. Ou, como no caso presente, acha  um tudo nada exageradas certas reacções de pessoas aparentemente normais. Mas, se calhar, só aparentemente. 

2 comentários:

  1. Não ando no "fuçasbook" e nem pretendo ver as imagens...já basta ver a quantidade de cães e cavalos que esfomeados fazem das suas tudo devido ao abandono por parte dos donos, que estes sim deveriam ser penalizados porque quando se tem um animal, deve-se tratar como tal e como mais elemento familiar.

    Ver 700 cães num canil e não sei quantos gatos + as condições em que estão...na minha forma de pensar, a melhor solução seria abate-los acabando assim com o sofrimento dos pobres bichos! Já fui severamente criticada por alguém ligado "às associações de defesa dos animais", com as quais não tenho nada contra...mas questionei e não havendo condições é preferível deixá-los morrer à fome, com doenças ou imensamente feridos?

    Enfim...

    ResponderEliminar
  2. A sério? Não sei de nada e tenho FB (e gosto, mas não gosto de tudo - também não ligo ao desfile dos gatinhos fofinhos hehe). Mas esta não sabia, tenho andado mesmo ocupada com trabalho. Por isso, escapou-me :)

    ResponderEliminar