domingo, 30 de junho de 2013

Dividas das autarquias do distrito de Évora

Nos sites dos municípios a divulgação de eventos culturais, festas, espectáculos de toda a ordem ou as actividades em prol da população em que o respectivo presidente está envolvido, são tudo matérias merecedoras de especial destaque. Já a informação relativa à maneira como é aplicado o dinheiro dos munícipes e contribuintes em geral, é outra conversa. Apesar de ser de publicação obrigatória, a informação disponível é, quase sempre, difícil de descobrir, em muitos casos desactualizada e, não raras vezes, nem sequer é disponibilizada.
Apesar das dificuldades descritas pode constatar-se que os catorze municípios do distrito de Évora tinham em 31 de Dezembro de 2011, no seu conjunto, uma divida total – banca e fornecedores – de 193,9 milhões de euros. Pode, até, nem parecer muito. A menos que comecemos a pensar em dividir este valor pelos 167.434 habitantes...
Os dados referentes a 2012 não são, por enquanto, conhecidos na sua totalidade. Cinco municípios, apesar de terem as contas apreciadas desde Abril, não tiveram até hoje tempo para as publicitar no respectivo sitio da Internet. Ou então esconderam-nas tão bem que não as consigo localizar. Os valores em divida, ao que tudo indica, ainda que se mantenham demasiado elevados, irão ficar abaixo dos apurados em 2011. O que, no seu conjunto, é de louvar.
Dos municípios que já divulgaram os resultados o destaque, pela positiva, para Estremoz, com uma redução da divida em 22,4% e, pela negativa, para o Alandroal que viu, no espaço de um ano, o valor da divida subir de 19,6 para 20,2 milhões de euros.

2 comentários:

  1. Pois é e se o Tony das Camionetas for actuar o aumento ainda é maior:)

    Não consigo ver as contas das freguesias de Sintra, mas gostaria de ver porque li que o Seara mentiroso diz que não há dívida alguma!

    ResponderEliminar
  2. Fatyly

    O Tóino deve ser o funcionário público melhor remunerado deste país!

    ResponderEliminar