quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

O homem do bloco III

É sabido que não há duas sem três. Pelo menos até determinada altura. E quem diz duas, diz quatro, nove ou todas. Mas isso é outra história que não é para aqui chamada. O que realmente interessa é que após este e mais este post teria de, forçosamente, surgir um terceiro sobre o nosso homem. O homem do bloco. Já se sabe que o homem do bloco não é de esquerda, embora hoje em dia isso seja um conceito muito relativo, nem escreve em qualquer jornal conhecido ou até mesmo desconhecido e, embora não haja razoáveis certezas sobre isso, também se pensa que não lê blogs, o que revela estarmos em presença de alguém com juizo que não perde o seu tempo com parvoices. Quanto ao que escreve no seu inseparável bloco permanece um enigma. Pelo menos até ao próximo post acerca deste tema...

quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

Para deitar cedo e tarde erguer boa companhia se há-de ter

O que leva alguém a levantar-se às seis da manhã para passear o canito na relva em redor do Rossio? O animal estar com uma valente dor de barriga é uma forte hipótese. Insónia do dono ou má companhia na cama são outras causas bastante prováveis. Aproveitar a escuridão e a ausência de olhares reprovadores que este tipo de comportamento provoca, é igualmente uma hipótese a não descartar. Seja como for não deixa de ser curioso encontrar a hora tão matutina, enfrentando estoicamente o frio da madrugada, tanta gente (uma meia dúzia de pessoas pr'aí) a passear o seu fiel amigo. O que constitui uma irrefutável prova de amor ao próximo. Mesmo que este tenha quatro patas e uma vontade madrugadora de cagar. Como dos meus escritos é frequentemente feita uma leitura que nem sempre corresponde ao que pretendo transmitir, fica desde já o esclarecimento que os/as transeuntes apenas passeavam o cão… e a uma distância bastante razoável uns dos outros.

terça-feira, 29 de janeiro de 2008

Tá supimpa, sim senhor!

O arranjo de pequenos espaços deve ser da responsabilidade das Freguesias. São elas que estão mais próximas dos habitantes e sabem por isso melhor do que qualquer outra entidade as suas aspirações e necessidades. É o que sucede, e bem, no nosso concelho. Este recanto, tal como outros recentemente alvo de uma intervenção por parte da Junta de Freguesia cá do sítio, está agora muito mais catita. Até mesmo a zona em areia, que supostamente irá funcionar como cagatorium para canídeos, está muito bem pensada.

sábado, 26 de janeiro de 2008

Alterações ao trânsito em Estremoz

Vão em breve entrar em vigor as alterações ao trânsito nos bairros da Salsinha, Quintas das Oliveiras e Monte da Razão propostas pela Comissão Municipal de Trânsito. Embora desconheça a composição desta comissão, nem isso seja relevante para o caso, creio que será composta por pessoas sensatas, conhecedoras da realidade local e competentes quanto a esta matéria. A prová-lo estão diversas alterações, ainda que pontuais, à circulação que tem sido feitas em vários locais da cidade. Também desta vez me parece que acertaram. Excluo, todavia, a opção pela circulação em sentido único na generalidade das ruas que é, em minha opinião, negativa. Em primeiro lugar porque a largura da maior parte das ruas não justifica tal restrição e, em segundo lugar, numa altura em que se apela à redução do consumo de combustível e das emissões de CO2, não é compreensível que se force os moradores a percorrer distâncias bem maiores para chegar ao mesmo local. Refira-se, a titulo de exemplo, que este escriba vai andar de carro, em cada deslocação ao centro da cidade, mais trezentos metros. Ou seja um quilómetro e duzentos metros por dia. Ou quatrocentos e trinta e oito por ano. Isto multiplicado pelo número de moradores é só, como dizia o outro, fazer a conta. Parece legitimo concluir que terá havido uma sensibilidade quase nula quanto ao impacto ambiental que estas alterações irão provocar. Quanto ao resto é sem dúvida uma medida positiva, necessária e com que todos estarão de acordo.

quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

...Onde é que eu errei?!

Tenho constatado de algum tempo a esta parte que este blog está a ser levado a sério. O que é coisa que me preocupa, desagrada e decepciona. Tudo ao mesmo tempo, o que é ainda mais preocupante, desagradável e decepcionante.

terça-feira, 22 de janeiro de 2008

Um dia na piscina

Infelizmente a nova piscina municipal coberta de Montemor-o-Novo não reúne as condições que se esperariam de uma obra desta envergadura e recem inaugurada. Espaços interiores exíguos, que obrigam os atletas a sair da zona aquecida para se deslocarem entre a bancada e o local da prova e um piso altamente escorregadio, porque molhado em consequência dessa movimentação, são apenas alguns dos reparos que se podem fazer a esta infraestrutura. Para já não falar que nem sequer existe um bar de apoio... Montemor-o-Novo está dotado de excelentes instalações desportivas, de recreio e de lazer que fazem inveja à generalidade dos concelhos vizinhos, mas no caso concreto da piscina ou o projecto escolhido não foi o melhor ou então o projectista não sabia o que estava a projectar.

segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

Estacionamento tuga

Não sou especial apreciador das barracas de lata, inexplicavelmente ainda não encerradas pela ASAE, que servem de mercado em frente ao edifício da Câmara Municipal, no entanto prefiro-as aos veículos que volta e meia por ali vão estacionando. Num Domingo à tarde há centenas de lugares de estacionamento a poucos metros deste local mas, ainda assim, é sempre bom estacionar no passeio. Senão para que serve ter um todo o terreno?!

domingo, 20 de janeiro de 2008

Eles "andem" aí!

Segundo rumores que se vão ouvindo aqui e ali o número de paneleiros por habitante está a atingir níveis altamente preocupantes. Que é como que diz panascas, rabetas, picolhos, larilas, bichas, rotos, invertidos e maricas que gostam de abafar a palhinha ou arrecadar a costeleta são cada vez mais. Ou então sempre cá estiveram e começam agora a sair do armário... PS - Cada um com o respectivo cú cada um faz o que muito bem entende e ninguém tem nada a ver com isso. PS outra vez - Se alguém gosta tão pouco do seu "besugo" que resolve mandá-lo à merda também ninguém tem nada a ver isso. http://kruzeskanhoto.blogs.sapo.pt http://kruzeskanhoto.nireblog.com

quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

Estamos cá para (pre)ver...

Normalmente erro todas as previsões. No entanto por vezes fico satisfeito por não acertar. Foi o caso do post, datado de 1 de Janeiro, em que manifestei a minha dúvida, praticamente certeza, quando ao (in)cumprimento da nova lei sobre a proibição de fumar em diversos locais, nomeadamente nos cafés. Enganei-me. Salvo raríssimas excepções a lei está a ser cumprida o que constitui um motivo de orgulho para todos. Fumadores e não fumadores. Quanto às minhas previsões vou continuar a fazê-las. Estou até mesmo convicto que o Benfica ainda vai ganhar este campeonato e que é desta que o governo acerta com a taxa de inflação.

terça-feira, 15 de janeiro de 2008

Cuidado com o cão!

De aplaudir mais uma iniciativa do Município, no sentido de sensibilizar os donos de animais para que estes não deambulem pela via pública e chamando a atenção para a obrigatoriedade de uso de açaimo e trela quando são levados a passear. Igualmente se alerta para as coimas que a lei prevê nestes casos e que não são nada leves, diga-se. A intenção é, obviamente, boa. Sabe-se no entanto que, infelizmente, as pessoas não entendem esta linguagem. Para elas, abrir o portão do quintal pela manhã para que o cão possa ir cagar no passeio é uma coisa natural, até porque o têm que fazer em algum lugar. Desde que esse lugar não seja a sua casa.

quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

Indignai-vos...

Foto obtida hoje cerca das 14 horas
Se há coisa que motiva a indignação de alguns leitores contra o autor deste blog é sem dúvida a merda de cão. De cada vez que publico uma foto da dita recebo uns quantos comentários contendo as mais variadas ofensas. São certamente vindos de quem é porco, que gosta de viver como os animais e não tem respeito pela sua cidade nem por aqueles que a visitam ou nela vivem. A foto de hoje mostra mais um dos muitos, e sublinho muitos, montes de merda de cão que povoam a minha rua e as ruas vizinhas. Desconheço qual teria sido o bicharoco que largou esta monstruosidade e, por isso, não vou dizer que foi o cão da Dona Rosaria, da Dona Maria Inácia ou do senhor de bigode cujo nome desconheço e que mora na urbanização dos currais e é dono do cão que dá pelo nome de “Robin”. Não vou.

quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

A pato "dado"...Ou a estória de um dado pato.

Desde a abertura do Modelo em Estremoz, dentro do espírito concorrencial que move estas coisas, que o Pingo Doce "oferece" um produto, previamente anunciado, a quem efectuar compras superiores a determinado montante, normalmente 25 ou 30 euros. Uma iniciativa simpática e que já distribuiu pelos clientes bacalhau, polvo ou bolo rei. Hoje, a promoção do dia era pato congelado. Dentro da arca frigorífico acomodavam-se patos de vários tamanhos, a maioria tipo Gastão ou Peninha, o meu herói preferido e ao qual obviamente me estava a afiambrar. Mas, como tenho tanta sorte para estas coisas como o Donald, acabei por trazer um do tipo Zézinho. O que é muito bem feito, diga-se, para não me armar em Patacôncio e desatar a encher o carrinho só para trazer a ave. Que nem sequer é Maria. Como sempre, quem tem razão é o Patinhas que protege as suas moedas destas bruxarias.

segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

E o Rossio ali tão perto...

Apesar de, ao automobilista português, dar um gozo especial estacionar em segunda fila, seja para dois dedos de conversa com o amigo que não vê há duas horas, para ir ao café ou até mesmo fazer compras na loja da esquina - há que apoiar o comércio tradicional - Estremoz é uma daquelas cidades onde este tipo de procedimento é de todo injustificável. O Rossio, mesmo no meio do burgo, comporta centenas de lugares para estacionamento gratuito e não dista, a pé, mais de meia dúzia de minutos de qualquer estabelecimento comercial. Incluindo a esquadra da policia.

sábado, 5 de janeiro de 2008

Os criticos

Embora possa não parecer, cá pelo KruzesKanhoto, gostamos dos críticos. Especialmente dos residentes e dos que tentam meter o nariz onde não são chamados. Divertem-nos, fazem-nos rir e muitas vezes são a fonte de inspiração para aquele dia em que não havia assunto para escrever. É por isso que desejamos a todos os críticos que as pulgas de 100 cães vadios lhes infestem o cú e que os seus braços encolham por forma a não poderem coçá-lo. Mas que ainda assim cheguem para teclar o que os seus cérebros idiotas lhes forem ditando.

quinta-feira, 3 de janeiro de 2008

O homem do bloco II

Para tranquilizar alguns espíritos mais inquietos quero deixar aqui bem claro que o "homem do bloco", apesar de não ser uma figura de ficção, não se refere a ninguém em concreto. Pode, admito, apresentar vagas semelhanças - parecenças vá lá - com alguns figurões que, posicionando-se para o efeito em locais estratégicos e com amplo campo de visão, gostam de tomar apontamentos sobre os movimentos alheios. Nomeadamente entradas e saídas, cargas e descargas ou, na falta de melhor, encontros e desencontros.

quarta-feira, 2 de janeiro de 2008

Dasse!

Errar é humano e quem nunca errou que atire a primeira pedra. Não pretendo por isso estar a apontar erros a ninguém nem, ainda menos, gozar seja com quem for. No entanto coisas destas tem sempre piada. Principalmente quando terminadas em dasse...

terça-feira, 1 de janeiro de 2008

Lei para não cumprir

Vai uma apostinha em como a lei que hoje entrou em vigor e que proíbe o fumo em locais fechados, nomeadamente em cafés e outros estabelecimentos similares, não vai ser respeitada em muitos locais da cidade? E quero ver quem é que vai ter coragem de mandar certos cidadãos apagar o cigarro. Cá por mim vou limitar-me a pedir o livro de reclamações.