A comunicação social em Portugal – se calhar nos outros países também – devia ser objecto de estudo. O tempo de antena ocupado com declarações dos lideres de partidos absolutamente insignificantes e a quantidade de comentadores que lhes são afectos é desproporcional face à sua representação eleitoral. Quem os ouve falar há-de pensar que foram essas forças políticas, meramente residuais na sociedade e no parlamento, que ganharam as eleições. Têm, obviamente, todo o direito a questionar as opções de quem governa. Era o que mais faltava que não tivessem. Não têm é legitimidade – nem eles nem os comentadores que vestem essas camisolas – de pretender impor a sua vontade à maioria dos portugueses. Quem ganhou governa. Isso inclui, parece-me, implementar as ideias em que se acredita. É, afinal, para isso que pagamos aos políticos. Não gostam? Temos pena. As maiorias são o que são, duram o tempo que tiverem de durar e quando acabarem escolhem-se outros que constituam outras maiorias. Nem sempre são aquelas que, individualmente, nós gostamos, mas isso é a vida. Há cinquenta anos que é assim. É a democracia, ou lá o que é.
Por falar em impor vontades à maioria:
ResponderEliminarO vice-presidente do Tribunal Constitucional (TC) criticou, esta sexta-feira, a declaração de inconstitucionalidade da lei de estrangeiros, considerando que as medidas do decreto são “perfeitamente razoáveis”, e sugeriu que a decisão baseou-se em convicções pessoais.
https://observador.pt/2025/08/09/vice-presidente-do-tc-critica-inconstitucionalidade-e-sugere-que-decisao-sobre-lei-de-estrangeiros-baseou-se-em-conviccoes-pessoais/
Nem mais.
ResponderEliminarVeja até o caso do PR, até parece que o PSD não venceu as eleições ao dizer que ia bloquear tudo o que ele não concorda-se, como se tivesse sido isso que ele fez na governação do PS.
Até com a constituição, o PS governou com o PCP e o Bloco ignorando por completo o que diz a constituição e agora querem impor ao PSD a constituição, ou seja a constituição é só para a direita cumprir.
Se quem ganha as eleições não pode colocar em prática as suas opções, então mais vale dar o poder aos tribunais e acabar com essa coisa parva do povo escolher por quem quer ser governado.
ResponderEliminarQuem ganha tem de cumprir a agenda de quem perdeu...isto é um país de doidos!
ResponderEliminarEntretanto este Rectângulo continua a ser bastante procurado(tal como a Europa ocidental em geral )
ResponderEliminarhttps://24noticias.sapo.pt/atualidade/artigos/o-que-ja-se-sabe-sobre-os-migrantes-que-chegaram-ao-algarve