A comunicação social, a esquerda em geral e a direita trauliteira têm-se esforçado por fazer da “Spinumviva” o tema central da campanha. Não estão a conseguir. A bem dizer, ninguém na rua quer saber disso. O eleitor comum não sabe a que se referem, não quer saber e, quando se insiste no assunto, costuma rematar com um “são todos iguais”. A mim, o que me faz mais confusão é existir um leque tão grande de aspectos onde se pode questionar a actuação do governo e apertar com as criaturas e a oposição vai logo buscar um tema que, está mais que visto, apenas importa a uma pretensa elite que vive longe dos eleitores e notoriamente desfasada da realidade.
O PCP, já escrevi isto vezes sem conta, tentou o mesmo em 1979. Até fotocópias de cheques e de outras alegadas evidências contra Sá Carneiro publicou no seu, então, jornal oficial. O pasquim “O Diário”, de má memória. O resultado foi, para os que não sabem, a maioria absoluta da AD nas eleições para as quais os comunistas prepararam essa campanha. Nenhum animal, nem os burros, tropeça duas vezes na mesma pedra. Esperar o mesmo dos socialistas, esquerdistas e outros extremistas é ter demasiada fé na humanidade. Esta gente já deu sobejas provas que insistirá sempre na mesma receita, esperando que acabe por dar um resultado diferente. Nem os burros acreditam nisso. Mas esses são inteligentes.
Neste momento, o debate com todos os partidos na AR não está a correr mal. Santos vai perdendo as estribeiras, todos se esgatanham e Montenegro e Rocha safam-se.
ResponderEliminarQuem é que, no público anónimo, sabe o que é 'Spinumviva'?
ResponderEliminarPouca gente conseguirá conversar sobre o assunto, simplesmente porque não sabe do que se trata.
Convenhamos, no entanto, que o problema 'Spinumviva' é mais grave do que parece.
Se uma coisa destas se passasse no tempo do grande Sá Carneiro, o gajo que se está sempre a rir e que dá pelo nome de Luis Montenegro, estava lixado.
Daqui às eleições são duas semanas. Que apenas vão servir para confirmar ou desmentir as sondagens feitas à maneira.
Vou andando que hoje acordei com a telha.
Cumprimentos, caro KK.
Os comentadores devem ter outra opinião...
ResponderEliminarPara mal dos vindouros o PNS até pode ganhar e eventualmente conseguir formar maioria com a restante sinistra - o que, adequadamente, os italianos chamam à canhota - mas a Spinumviva terá muito pouco a ver com isso. É um tema aborrecido, vazio e que tresanda a encomenda.
ResponderEliminarCumprimentos, caro António.