quinta-feira, 1 de maio de 2025

Estudos, poupanças e analfabetismo em geral

Um estudo qualquer revelou hoje, entre outras coisas acerca da realidade actual do país, que a maioria dos trabalhadores são mais qualificados que os patrões. Adianta ainda o mesmo estudo que Portugal lidera na União Europeia o ranking de empregadores sem escolaridade. Ambas as coisas, ao que fui ouvindo ao longo do dia, são más. Ao que dizem os especialistas especialmente especializados na análise de estudos acerca de coisas que não interessam para nada. Até porque se trata de algo de fácil resolução. Basta que os trabalhadores – mesmo que apenas uma pequena minoria – abram a sua própria empresa e passem à condição de patrão. Se até alguém sem escolaridade consegue, uma criatura com um “canudo” não é capaz? Ou será que a parte do estudo acerca da capacidade de iniciativa dos portugueses ficou por divulgar?


Entretanto acabo de ver na TV a sugestão de um guru da poupança acerca da maneira de aumentar o reembolso do IRS do próximo ano e, confesso, ia caindo do espanto abaixo. O homem sugeriu que peçam à empresa para, mensalmente, fazer uma retenção maior. Eu sei que vivemos um processo de infantilização da sociedade, mas pedir ao Estado que me vá guardando todos os meses dinheiro para depois, lá mais para a frente, voltar a dar-mo todo junto porque eu não tenho capacidade para gerir o meu ordenado, já é um bocadinho demais. É coisa para gente mesmo muito poucochinho. Mas que, apesar de não saberem governar a própria vida, conhecem todas as soluções para todos os males do mundo. Lamentavelmente também votam.

4 comentários:

  1. Concordo contigo e também fiquei espantada com a sugestão do Guru:)
    Beijos e um bom dia

    ResponderEliminar
  2. Anónimo1:25 p.m.

    Sabe qual é um dos males para mim é eles não estarem todos identificados.

    Quando está lá lá um Pedro Santana Lopes a falar, por baixo do nome deveria de dizer/aparecer por exemplo: ex primeiro ministro, ex autarca, ex lider PSD, etc...

    Se estes especialistas tivessem identificados pelo que são, o que fizeram e qual o seu ex partido mesmo que tenham sido só militantes do mesmo deveria de lá estar para que todas as pessoas que o estejam a ouvir saberem que opinião "ideológica" estão a receber.
    PS: Já agora quando pesquizo o nome deles na net normalmente é do bloco ou militante do bloco vá lá saber-se porquê.

    ResponderEliminar
  3. O cavalheiro costuma ter boas ideias, mas desta não foi o caso!

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  4. Estes comentadeiros são como os que analisam os jogos de futebol. Muitas vezes, quando os ouço falar, fico a pensar que vi outro jogo...

    ResponderEliminar