
A minha experiência em matéria de agricultura é escassa. Ou, por outras palavras, não percebo nada disto. Sei, ainda assim, que se semear batatas existe uma probabilidade bastante elevada de colher batatas. Foi com essa expectativa que semeei batatas. E, juro, eram mesmo batatas. Presumo por isso que estas plantas estejam a desenvolver batatas. No solo, obviamente. Aquilo que ostentam pendurado do caule não sei o que é. Nunca vi. Posso até garantir, como já dizia alguém cujo nome agora não me ocorre, que “nunca tal eu houvera visto”.

Já framboesas vejo todos os dias, em número razoável, de boa qualidade e sem esquisitices. Não era grande apreciador, mas estou-lhe a tomar o gosto. Esta foi a colheita do dia. Já foram. Amanhã há mais.
Eu também percebo muito pouco de horta, mas confiando na lógica da batata, aventuro-me a dizer que foi uma plantinha, não identificada, que foi semeada em simultâneo com a batata. Fiquei curiosa, aguardo, em devido tempo, a confirmação da lógica.
ResponderEliminarBoa noite.
Não é ilógica. É a verdadeira semente de batata que até se pode cultivar embora a cultura dessas sementes não dê batatas uniformes ao contrario do tubérculo. No Peru têm uma imensa variedade graças ao cultivo destas sementes.
ResponderEliminarNo mínimo é mesmo estranho e deve ter havido troca no que plantaste. Não sei se semeias pedaços de batatas greladas ou se pés que vendem nas cooperativas e não só!
ResponderEliminarDepois diz porque devem sair batatas insólitas:)))
Quanto às framboesas digo que tens tido uma boa colheita.
As framboesas parecem deliciosas
ResponderEliminarBeijinhos, Kruzes
Feliz Dia
Quanto a batatas nada sei, já framboesas tenho cá disso no meu quintal. Juroque não paga o trabalho de as podar, armar, atar, mas que sabem bem, lá isso sabem.
ResponderEliminarA lógica da batata.
ResponderEliminarSem lógica e sem batata.
Cumprimentos, cari KK.
Neste espaço, que é o quintal cá de casa, apenas semeei batatas. Dessa parte tenho a certeza!
ResponderEliminarCumprimentos
Suponho que as batatas que semeei fossem de várias origens. Aproveitei as que iam ficando greladas já que não consegui comprar batata de semente.
ResponderEliminarCumprimentos
Neste espaço foi só mesmo batatas greladas que tinha cá em casa. Na outra agricultura da crise é que tenho uns pés de batata doce que me deram. É uma "técnica" que estou a experimentar este ano e que me era desconhecida!
ResponderEliminarCumprimentos
E são mesmo!
ResponderEliminarCumprimentos
Plantei apenas um pé de framboesa no meu quintal e aquilo cresceu desalmadamente por onde muito bem lhe apeteceu. O trabalho que tenho com ela é só regar, colher ... e comer!
ResponderEliminarCumprimentos
Espero que daqui por umas semanas haja batatas! Ou outra coisa...
ResponderEliminarCumprimentos, caro António.
Eu tenho 3 fiadas de 3 metros cada, mas todos os anos tem que ser armadas para que produzam bem, o que está a acontecer este ano, depois de as ter adubadas com o material que vou colocando no compostor. Em Sintra nem precisam de rega.
ResponderEliminarHoje este teu espaço é destacado no Sapo:)
ResponderEliminar.
ResponderEliminarParece que o objetivo de alguns é falar sobre nada e alimentar o "circo". E depois criticam os outros.
ResponderEliminarSabemos que interessa que o povo seja inculto. Assim quanto mais diversão melhor!
Ó more, a menos que utilizes as sementes que estão dentro dessas bolinhas verdes da fotografia - fruto da batateira, as batatas que disseste ter semeado na verdade foram plantadas.
ResponderEliminarBoas colheitas!
Dada a minha mais que evidente ignorância não dou como adquirido que dentro daquela cena estejam sementes...
ResponderEliminarCumprimentos
Verdade. Também há "comentadores" assim.
ResponderEliminarKK,
ResponderEliminarVexa volta e meia trama-me. Tive que andar a estudar a batata na Net. Pelo mundo há centenas de variantes. Estas plantas dão flor e fruto que ninguém aproveita, escrevendo cobras e lagartos acerca. Quase sempre, as ditas são plantadas aproveitando uma parte do tubérculo com um "olho" que dará origem a novos raiz, caule e folhas.
A culpa é dos espanhóis que a trouxeram da América do Sul, não vingando nos povos senão passadas umas boas dezenas de anos.
Claro que tudo pode levar batata para "encher o papo" e ter calorias. Até os industriais de pizzas e de hamburgers entendem a magia.