quarta-feira, 15 de abril de 2020

Compreensão lenta...e pouco educada, também.

A TVI passou ontem parte significativa dos serviços informativos a pedir desculpa ao norte do país. Fica-lhe bem. O conteúdo do noticiário da noite anterior terá sido ofensivo para os habitantes da região. Justifica-se, por isso, a indignação dos habitantes daquela região face ao que consideram – e bem – como afirmações manifestamente despropositadas e depreciativas.


Mas, por outro lado, os mesmos que agora se sentem ofendidos e, até, aqueles que consideraram inadequados os considerandos da TVI a propósito dos nortenhos, continuam a achar muita piada às anedotas de alentejanos. Assim de repente não vislumbro grande diferença. Considero tão pejorativo chamar “pouco educado” a um habitante do norte, como “preguiçoso” a um alentejano. Por que raio em relação ao primeiro é ofensivo e em relação ao segundo é piada? E não, não venham com aquela treta que os alentejanos acham graça às piadolas a seu respeito, porque os alentejanos não contam anedotas que os achincalhem ou menorizem.


A este propósito tenho andado envolvido numa polémica, noutra rede social, com uma emigrante portuguesa no Brasil que está pelos cabelos com as “anedotas de português” que ouve constantemente. Não gosta. Quando lhe expliquei que a compreendia perfeitamente e que eu sentia o mesmo em relação às piadas depreciativas que os portugueses contam sobre os alentejanos, não percebeu os meus motivos. Tal como percebem a generalidade dos tugas de cá. E depois o “lento” sou eu...

4 comentários:

  1. Anónimo5:47 p.m.

    A propósito da inenarrável TVI, passe pelo meu 'escritório', caro KK.
    Pode dizer o que lhe aprouver.
    Cumprimentos
    Ass: António, o Repórter

    ResponderEliminar
  2. Deplorável...como a generalidade da comunicação social que temos de suportar.

    Cumprimentos, Repórter.

    ResponderEliminar
  3. Quanto ao que foi dito pela TVI não sei do que trata porque é canal que não vejo há muito tempo. Também não irei pesquisar para saber porque não dou "share" a algo que não presta.

    Falando de anedotas que não aprecio muito, tive um colega alentejano que adorava contar anedotas sobre os alentejanos, ou seja não padecia do que tu padeces e que para além de compreender respeito o teu sentir.

    Abraços e um bom dia

    ResponderEliminar
  4. Eu também gosto de anedotas de alentejanos. O que não ggosto é a maneira depreciativa como nos retratam. Coisa que, quando acontece com outros, é logo discriminação e mais não sei o quê...

    Aquilo da tvi, que foi dizer que o covid19 se propaga mais a norte porque, entre outros motivos, os nortenhos são menos educados causou um burburinho de todo o tamanho. Qual é a diferença para quando dizem que os alentejanos são preguiçosos? Ou isso já não faz mal nenhum e até acham muita piada? Humor desse metam-no no cú!

    E, já agora, por que raio ficam os portugueses tão ofendidos com os brasileiros quando estes contam as piadas do português burro?

    Bom dia, saudinha e boas piadas!

    ResponderEliminar