Por mais que me esforce – e nesta matéria até me esforço muito – não consigo encontrar uma única justificação racional para as freguesias e municípios recorrerem aos serviços de professores de natação. Nem de nenhuma outra actividade desportiva, diga-se. Isso é coisa que compete aos clubes, associações e demais entidades organizadas da sociedade civil. Mas não. Os autarcas são lá capazes de ficar sossegados a tratar daquilo para que realmente foram eleitos. Fazer concorrência a quem está naturalmente vocacionado para estas práticas e arranjar lugar para os amiguinhos, camaradas ou outros interesseiros que seguram o pau de quatro em quatro anos, é que é bom. Depois, obviamente, vêm as taxas, taxinhas, impostos, cortes nos vencimentos e pensões...Mas, desde que o benemérito seja eleito, isso é coisa que não interessa nada.
Assessoria também é algo que dá sempre jeito. Nomeadamente para fazer coisas. Daquelas que se não fossem feitas ninguém lhes achava a falta. Como, por exemplo, promover actividades inúteis que justifiquem a sua contratação e encontrar formas de financiamento que a sustentem.
Falo pelo Município onde habito.
ResponderEliminarUma vez que existem, neste Concelho, três piscinas municipais, justifica-se que hajam quadros próprios.
Sobre o que desconheço não me pronuncio.
Quadros próprios sim. Técnicos de manutenção do equipamento, nomeadamente. Agora professores de natação é que não me parece. Se assim fosse não havia município que não tivesse treinadores de futebol, professores de música ou encenadores de teatro...
EliminarAqui tivemos uma durante décadas e agora encontra-se fechada por razões que desconheço. Além da natação tinha outras actividades na zona envolvente e pelo que sei os professores eram pagos pelo que os utentes pagavam, porque nunca foi de borla. A juntar a isso tinham de ser sócios de algum clube associativo.
ResponderEliminarQuanto ao resto não sei, sinceramente e olhando para a resma de assessores que existem, julgo ser mais necessário professores de natação do que "boys nas tacinhas" e estes sim...são mesmo "gorduras de Estado" as tais cunhas que cada vez mais existem!
As cunhas são de tal ordem que até - diz - há quem queira leccionar filosofia a alunos da 1ª classe...
Eliminar