quinta-feira, 17 de abril de 2025

Comentadores Pós-Debate: Os Oráculos da Esquerda Vitoriosa

Que a opinião pública é uma coisa e a opinião publicada é outra completamente diferente, não constitui qualquer novidade. Basta estar atento ao que se passa à nossa volta. Daí que, nos debates eleitorais que se vão sucedendo nas televisões, os comentadores que analisam o desempenho dos intervenientes atribuam invariavelmente – no seu conjunto, porque há em cada painel um ou outro que destoa – a vitória ao candidato mais à esquerda. Aquilo chega a ser confrangedor. Ainda que o candidato mais à esquerda leve pancada de criar bicho, acaba sempre por, na opiniões dos paineleiros alegadamente especialistas na especialidade, por dar uma “cabazada” ao candidato da direita. A justificação chega a ser delirante. “Esteve muito melhor porque não respondeu”, ouvi eu, ninguém me contou. Isto apesar de, logo a seguir, aquela cena do verificador de aldrabices o ter apanhado a deturpar a verdade.


Na apreciação daquela malta Montenegro, Rocha ou Ventura nunca ganharão um debate. Desconfio, até, que no próximo frente a frente entre os candidatos da AD e do Chega o ganhador, para aquela gente, vai ser o Pedro Nuno Santos. É que eles nem escondem ao que vão. Uma daquelas criaturas, refletindo acerca desta postura do comentariado, recordava que nas anteriores eleições também atribuíram a derrota ao Ventura em todos os debates e, mesmo assim, ele teve o resultado que todos sabemos. O que o levou a questionar-se, “onde é que falhámos”? A sério que não sabem?

6 comentários:

  1. Nos states continuam a fazer essa pergunta "onde falhámos". Para nossa desgraça falta-nos(além do resto que é importante) o eleitorado tipo americano.

    ResponderEliminar
  2. Anónimo12:00 a.m.

    Onde e que falhamos?
    Até é muito fácil de responder. Eles não entendem que a vida maravilhosa em que eles vivem, não é a mesma vivida por outros, e esses outros também querem uma vida maravilhosa para eles. Portanto querer que outros votem naqueles que não lhes ofereceram essa vida maravilhosa é ridículo.

    ResponderEliminar
  3. Estou totalmente fora dos debates, não vi nenhum. E quanto aos comentários sobre os mesmos ... zero.
    Ora vamos lá comer umas amêndoas, sem exageros.
    Cumprimentos, caro KK.

    ResponderEliminar
  4. Muita daquela gente que anda a comentar pelas TVs nem a própria vida sabe governar, mas tem a pretensão de saber como se deve governar o país.

    ResponderEliminar
  5. Eles acham que sabem o que é melhor para o povo, a chatice é o povo ter outra opinião.

    ResponderEliminar
  6. Debates só tenho visto de "raspão". Divertido mesmo é o pós-match. Até porque tenho uma aposta em como, somadas as notas de todos os paineleiros de cada TV, os candidatos da direita nunca ganharão um debate com um opositor de esquerda. Até agora está a correr bem, ainda não me desiludiram...

    Boa Páscoa, caro António.

    ResponderEliminar