quinta-feira, 31 de outubro de 2024

Nunca maltrate um ladrão

screenshot.jpg


Desconheço se, por esta altura, já haverá caixotes do lixo a arder e automóveis ou autocarros incendiados em Ponte de Lima na sequência do ferimento infligido a um ladrão pelo dono da ourivesaria assaltada. Provavelmente não. Os meliantes – daqueles que não contribuem para o aumento da criminalidade – estão em fuga e o que ficou para trás está a beneficiar dos cuidados do SNS. A vitima, entretanto, está a contas com a justiça. Feito ao bife, no caso. Não podia ter disparado - que as armas não podem ser usadas para defender património, só para roubar o património dos outros - e dificilmente se livrará de uma condenação. Tudo de acordo com os cânones da esquerda. Ou seja, se os meliantes estão bem e o proprietário na choça a paz reinará naquelas terras minhotas.


Felizmente nem todos os bandidos – os nacionais e os importados, que miraculosamente abandonam a actividade criminosa mal entram em Portugal – conhecem as nossas leis. Por enquanto. É dar-lhes tempo. Quando eles souberem que, em praticamente nenhuma circunstância, se pode disparar sobre eles aquela coisa da insegurança é capaz de ultrapassar o patamar das sensações. Por mim, já que não posso disparar e ainda que pudesse não tenho grande pontaria, vou comprar uma fisga. Desde que não atire aos pardais não deve ser proibido.

9 comentários:

  1. Subscrevo o que dizes e todos os atos de vandalismo são feitos por jovens enlouquecidos e porque sabem que a impunidade é branda.
    Também te digo que há políticos bastante incendiários nos seus discursos e termino que anda tudo louco.
    PS: julgo que o ourives assaltado não irá ser punido porque reagiu em legítima defesa e julgo que não mudaram a lei!
    Abraços e um bom dia

    ResponderEliminar
  2. Resumir o assunto desta forma pode saber bem, pode colher a aprovação das pessoas mas, não existe nada de errado com o procedimento aplicado ao pobre cidadão. A questão é que roubar e matar são duas realidades juridicas bem distintas. E isto não é defender o ladrão em prejuízo da vítima.

    ResponderEliminar
  3. Não se pode disparar sobre ninguém para proteger o património. Mesmo a legitima defesa tem de ser proporcional. Ou seja, se o assaltante tiver uma faca disparar é considerado excesso de legitima defesa. Aconteceu algo parecido em Espanha onde um homem idoso abateu a tiro um imigrante com um longuissimo cadastro no país de origem que lhe invadiu o quintal durante a noite - julgo que armado com uma motoserra, mas já não me recordo bem da história - foi condenado a prisão efectiva. Só a pressão constante da rua, dos chamados partidos e organizações considerados de "extrema-direita" e de advogados a trabalhar pro-bono conseguiram devolver o homem à liberdade e reverter a decisão judicial, mas mesmo assim passou quase um ano na cadeia.
    No caso do ourives, ao que li, haverá uma série de agravantes contra o senhor, mas acredito que no fim haverá o bom senso de não o prender. E se não houver de certo aproveitará as vastissimas possibilidades de recurso para adiar a setença para lá do seu tempo de vida. E ainda bem!

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  4. Neste caso, como provavelmente no caso do meliante da Cova da Moura, as autoridades agiram de acordo com a lei. O que está errado é o facto de não nos podermos defender de quem nos quer assaltar. Infelizmente aquele poema do Ary dos Santos, cantado pelo comuna Fernando Tordo, onde se diz "detesto os bonzinhos adoro os malvados" faz cada vez mais escola na esquerda e nas redacções da comunicação social. Felizmente o país não pensa assim e um dia vai mudar isso.

    ResponderEliminar
  5. Por falar em Espanha:
    Entre a desgraça causada pela dita Dana(ou Dina)e a desgraça do socialismo/psoe e suas políticas venha o diabo e escolha:

    Gentuza aprovecha el caos de la DANA para OKUPAR casas de afectados por el temporal.
    Los políticos demostrando una vez más su ineficacia al negar ayudas que ofrecen otros países o comunidades.
    Se tienen que formar patrullas vecinales ante la incapacidad de las instituciones de actuar.
    - Los detenidos por saqueos en las zonas más afectadas por las lluvias ascienden a 75
    - Aparece una mano amputada en medio de la calle en Badalona: investigan qué ha pasado
    - Vecinos de Sant Adrià salen a la caza del pirómano y organizan batidas nocturnas

    https://youtu.be/yw79EIdVHQ4?si=j6heEszz-I6en191

    ResponderEliminar
  6. Mais este (obviamente em castelhano) :

    EL GOBIERNO BLOQUEA LA LLEGADA DE AYUDA Y MILITARES PARA LOS AFECTADOS DE LA DANA

    https://youtu.be/QC3R6DMUbHs?si=9rTQMgkVYlc_OQQG

    ResponderEliminar
  7. A Guardia Civil tirou os okupas de casa. Sorte a deles. Os tipos do "Desokupa" já tinham prometido servi-lhes o pequeno-almoço...

    ResponderEliminar
  8. Sanchez foge e deixa Rei sozinho a enfrentar multidão em fúria,do canal Canarias Notícias

    https://youtu.be/t7I4LflT3Pk?si=xVE7vqmqVpioBKhB

    ResponderEliminar