domingo, 3 de abril de 2022

Bem aventurados os que fogem aos impostos

Segundo uma noticia publicada hoje a “fuga ao IVA dava para pagar mais uma bazuca europeia”. Confesso que ainda não recuperei das náuseas que me acometeram após digerir esta parangona. Estas coisas incomodam-me. São muito feias. Não é que espere grande coisa do jornalismo caseiro. Menos ainda depois de presenteados pelo governo com não sei quantos milhões. Mas, publicar uma noticia destas quando começa a entrega da declaração de IRS, cheira-me a frete. Assim uma cena para nos fazer acreditar que a surpresa que a maioria de nós vai ter quando olhar para o cálculo final do “Isto é um Roubo ao Salário”, podia ser menos surpreendente.


O titulo da noticia revela a cultura - não só jornalística, infelizmente, mas da sociedade em geral - de que aquele dinheiro, se garantido, seria para esturrar. Nada mais errado. O montante em causa, se gerido por pessoas sensatas, devia ser usado para aliviar a imensa carga fiscal que está a sufocar os portugueses. Nomeadamente ao nível do IRS. Ainda que, como amplamente se vai provar mais uma vez nas semanas mais próximas, a esmagadora maioria seja tão burro, mas tão burro, que nem percebe que está a ser sufocado.


Assim sendo, já que o Estado quanto mais tem mais delapida, fugir aos impostos deve constituir um desígnio nacional. Quem puder escapar que escape. Fazem, todos os que o podem fazer, muitíssimo bem. Argumentem à vontade que “se todos pagarem, cada um pagará menos”. A chatice é a realidade mostrar o contrário.

6 comentários:

  1. Anónimo12:50 p.m.

    Pode parecer estranho mas o meu comentário de hoje resume-se a uma frase que aqui deixo em copy and paste: "A chatice é a realidade mostrar o contrário."
    Boa semana, caro KK, cumprimentos.

    ResponderEliminar
  2. Eu, sendo funcionária pública, não posso fugir .....
    E pago IRS que é uma vergonha!
    Beijinhos
    Feliz Dia

    ResponderEliminar
  3. Real só o inferno fiscal em que vivemos...

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  4. Também padeço dessa maleita...

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  5. Gostava que algum jornal publicasse uma notícia do género "injecção de dinheiro na TAP dava para pagar isto ou aquilo". Infelizmente, já este tipo de narrativa não parece despertar tanto interesse ao nosso jornalismo.

    ResponderEliminar
  6. Ou, lá está, dava para reduzir o IRS em...

    ResponderEliminar