
Uma das propostas ontem apresentadas pelas senhoras que entenderam por bem fazer uma manifestação, greve ou lá o que foi, consistia em tornar remunerado o trabalho doméstico. Não posso estar mais de acordo com a ideia. Acho, escrevo-o sem me rir, muitíssimo bem. Há, apenas, um pormenor que me apoquenta. Uma coisinha de nada. Uma insignificância, por assim dizer. É que não fiquei esclarecido acerca de quem vai pagar.
Como não me parece que a reivindicação seja dirigida ao conjugue que não mexe uma palha nas lides domésticas – até porque isso implicaria a constituição de uma relação laboral, com todas as consequências que daí adviriam - presumo que pretendam que seja o Estado a pagar. Por esclarecer ficou, também, o âmbito de aplicação. Nomeadamente se as pessoas que vivem sozinhas terão igualmente direito a esta remuneração. O que, a não ocorrer, será uma evidente violação da Constituição.
Se bem percebo propõem estas malucas que, no limite, todos e cada um de nós seja pago, provavelmente pelo Estado, para fazer a própria comida, tratar da roupa e limpar o pó. Inclusivamente - por que não - pagarem-me para pintar casa, que é dos trabalhos domésticos mais lixados. Excelente. Nem eu, nos meus melhores delírios, me lembraria de tal coisa.
A sério que pediam para o trabalho doméstico ser remunerado? Aqui em casa seria bonito, o meu marido receberia metade e eu a outra metade, não sei de onde viria o salário, mas sabia bem!!!!
ResponderEliminarAgora falando sério, acho uma maluquice essa ... tanto que com as gerações actuais o trabalho doméstico já é partilhado por ambos, vejo isso comigo, com as minhas filhas e com as minhas amigas .... logo, para quê tanto barulho? E até me atrevo a dizer que muitos homens fazem mais em casa do que muitas mulheres (trabalho com muitos homens e é o que constato).
https://tvi.iol.pt/videosmaisvistos/deus-e-o-diabo-8-de-marco-de-2019/5c83a47c0cf20562ce4d3b74
ResponderEliminarNeste vídeo, ao minuto 33 e mais alguns segundos, é abordado este tema. Que eu, pelas razões expostas acho muito bem.
Como não há mais nada para reclamar...inventa-se e saí autênticos disparates. Enfim! Subscrevo o que dizes!
ResponderEliminarBeijocas e bom domingo
Há gente que a única ocupação que tem é inventar novas causas. E o pior é que os "pés-de-microfone" vão logo atrás...
ResponderEliminarBoa semana!