Halloween? Não sei o que é. Dia das Bruxas? Nem desconfio que raio seja isso. O que sei – e é porque me disseram - é que se trata de um evento importado. Das Américas, ao que parece. O que não deixa de ser esquisito. Mais ainda por muitos daqueles que o assinalam, ou se esforçam por o fazer entrar nos nossos hábitos, serem ferozes críticos dos americanos, a quem, não raramente, apelidam de estúpidos e quase sempre presenteiam com outros mimos igualmente simpáticos.
Bruxas e bruxos por cá sempre houve e haverá, não é preciso importar esse produto genuínamente português, basta consultar os jornais diários. Até há o bruxo de Fafe que está a ver o sol aos quadrados, por evidente falta de clarividência própria. O que há a propósito do 31 de Outubro é negócio e marketing á amaricana, para o tuga se esportular nas lojas dos chineses. Tão jericos estes papás e mamãs.
ResponderEliminarVai ler na Wikipédia e verás a origem e tudo começou na Irlanda. Depois espalhou-se pelo mundo e cada um foi acrescentando algo ao Halloween. Tal como o Carnaval e neste país numa estação de muito frio é ver "sambar" ou será tremelicar de frio?:))))
ResponderEliminarNo dia de hoje (outros fizeram-no ontem) é o "pão por Deus" nada americanizado, bem português por sinal:) Há anos que não me batiam à porta porque não havia canalha e como esta zona ficou mais povoada (apartamentos e casa fechadas à décadas) nem imaginas a canalha que temos:)
Não gosto nada nem festejo (fazia enquanto as filhas eram pequenas) o Halloween, Carnaval e Páscoa...porque nada me dizem.
Beijocas e um bom feriado
Fatyly
Só para info geral, ver em: https://en.wikipedia.org/wiki/Halloween
ResponderEliminarEscolhi a versão inglesa que me parece a mais completa.
Também há estesite: https://www.bbc.com/portuguese/noticias/2015/10/151029_origem_halloween_rb com algum lixo pelo meio.
Cada terra com a sua tradição, por aqui pediam-se os "santinhos". Logo de manhã apareciam grupos de crianças de sacola ao ombro, risos rasgados, era uma festa! Como toda a gente era pobre não havia dinheiro para doces, mas havia a fruta da época: nozes, romãs, marmelos.
ResponderEliminarOdeiam a América, os americanos e os seus valores mas copiam-lhes os hábitos...Jericos, como muito bem chama a esta tugalhada!
ResponderEliminarAqui já nem gaiatos vai havendo...seja para a tradição americana seja para a portuguesa!
ResponderEliminarBom fim de semana!
Estrangeirices, em suma...Temos é de acabar com as nossas tradições. São uma merda. Bora lá importar tradições dos americanos merdosos mas que têm tradições muita fixes.
ResponderEliminarAgora já não precisam dos "santinhos". O santo RSI chega-lhes para passarem o tempo nos cafés e pastelarias a olhar para o smartphone. Dos bons, não daqueles ranhosos como o meu.
ResponderEliminar