domingo, 12 de novembro de 2017

O Estado serve, ao certo, para quê?!

Que um policia seja malhado por um meliante não me parece nada de por aí além. É um dos riscos, talvez o principal, que consigo associar à profissão. Inquietante é a ausência de reacção à agressão. Quer o agente agredido quer o colega teriam, como todos os agentes da autoridade, uma arma à cintura. E, ambos, optaram por não a utilizar. Em cumprimento, presumo, de alguma lei ou regulamento que determina o protocolo a seguir numa daquelas situações. Ou, mais inquietante ainda, por receio do que viria a seguir se, por sorte, limpassem o sebo ao agressor. Ora é precisamente aqui que a coisa se torna extremamente preocupante. Se os policias agiram assim quando em causa estava o seu próprio coiro, nem quero imaginar o que fariam se fosse o meu.


Perante situações deste género, a pergunta “para que serve o Estado?” é cada vez mais pertinente. Se abandona o território, deixa as populações à sua sorte e não garante a segurança dos cidadãos não parece que sirva para grande coisa. Excepto, talvez, para aquilo de recolher impostos com vista a satisfazer pensionistas e sindicatos.

7 comentários:

  1. Anónimo6:30 p.m.

    Se actuam é porque actuam se não o fazem deveriam ter feito e aí poderia ocorrer duas situações: ou morriam ou levavam com um processo disciplinar. Já para não falar quando os apanham e presentes a um juiz, soltam-nos na hora.
    Sinceramente a coisa tem de mudar e acho que algo tem de mudar.

    Um abraço

    Fatyly

    ResponderEliminar
  2. alvaro silva9:48 p.m.

    Por acaso gostei de ver o desconchavo da actuação do casalinho da PSP. O Moço cheio de tesão iam trocando uns galhardetes com o matulão fora da lei, que como tinha maior tamannho de perna e de braço acertava bem mais no cívico. De rir(se fosse o caso disso) era o bailado das nalgas da Moça. Nada fazia, saltitava como uma lavandisca, nem rapava do cassetete nem do pistolo, Moral desta triste estória: - Para que raio mandam moças destas para a patrulha? Será pela dita igualdade? Pois aqui se vêm as limitações físicas e mentais da Moça agente de autoridade. Mais valia que ficasse no quartel a fazer outros desempenhos para que estivesse mais vocacionada .

    ResponderEliminar
  3. Receio que a mudar seja para pior. O pensamento dominante lida muito mal com a ideia de autoridade.

    Boa semana!

    ResponderEliminar
  4. Aquilo, do angulo certo, dava para um daqueles videos ridiculos. Isto de qualquer coisa fazem um policia, um politico ou um "opinion maker" e depois dá nisto!

    ResponderEliminar
  5. Gostaria de ver quando a mãe ou a filhe dum bófia for violada, desfigurada, cortada às fatias e metida na caixa do correio.
    Aí os bófias passam a ter tomates. Agora são uns m...

    ResponderEliminar
  6. Ou de um juiz...ou de um politico.

    ResponderEliminar
  7. Obrigada pelos complementos directos!

    ResponderEliminar