A restauração será, muito provavelmente, o sector que mais foge ao fisco. Essa fuga foi, de certa forma, combatida pelo anterior governo ao proporcionar a hipótese de abater no IRS parte do IVA suportado pelos contribuintes neste tipo de serviço. Hoje quase tudo voltou ao que era antes. Ao normal, digamos assim. Como a maior parte dos que pediam factura deixaram de o fazer – o desconto em sede de IRS é tão ridículo que não vale o esforço de, sequer, dizer ou mostrar o NIF – há cada vez mais cafés, restaurantes, pastelarias e afins a trabalhar de “gaveta aberta”. Sem, portanto, efectuar o registo das vendas. A consequência óbvia será um decréscimo gigantesco na receita fiscal. Bastante maior, quase de certeza, do que a já esperada por força da redução da taxa. Muito se terá de esforçar o deputado Galamba para nos demonstrar que, tal como o governo previra, o consumo aumentou, o emprego subiu e que não será por causa disto que se terá de fazer mais um assalto à carteira dos portugueses. Basta não aumentar o vencimento aos funcionários públicos e a coisa resolve-se.
Por aqui continua-se a pedir factura.
ResponderEliminarPois tens razão mas gostaria era de ver presa,julgada,penalizada a cambada para não dizer avalanche de corruptos a devolverem o dinheiro desviado para outros fins, sobretudo para os próprios bolsos ou para os amigos dos amigos etc. e tal. Nisso a função pública tem batido todos os recordes e até deveriam ser medalhados pelos feitos.
Quem paga? NÓS TODOS e no entanto se te cobrarem erradamente alguma coisa tens de pagar e só depois reclamares.
O Zeca dos cafés, o Manel das couves, a Maria dos frangos...ai deles que não tenham as contas em dias...no entanto escoam milhões cano abaixo em processos de corrupção onde 90% são praticados por quem????...e que não dão em nada.
Se há tanta cabecinha pensadora, façam programas informáticos de jeito e não mudem conforme o vento e amigo...
Nada se aprendeu com os erros do passado e muito menos se aproveitou o que estava a correr tão bem. É assim há 40 anos...e qual foi a factura das homenagens feitas a Mário Soares e Cavaco Silva?
Não há aumentos para os funcionários públicos? Pois é...e fico por aqui porque sabes bem o que penso sobre o assunto.
Um abraço
Eu já não peço factura. Não vale a pena como demonstrei num post anterior.
ResponderEliminarCorrupção, fuga ao fisco... É tudo a mesma coisa.