Começa a ser preocupante a paranóia em relação aos animais. As histórias sucedem-se e, em cada uma, a apreciação feita por uma franja significativa da população é mais radical que na anterior. Tudo devidamente amplificado pela comunicação social e pelas novas tecnologias a que qualquer matarruano tem acesso.
A vida de um animal e de uma pessoa são colocados no mesmo patamar. Chega-se a exigir – pasme-se – a pena de morte para o idiota que matou um leão numa caçada em África. Quando cães atacam e mutilam pessoas defende-se o animal e culpa-se o ser humano. Se alguém ousa manifestar o seu desagrado pela presença próxima de bichos de estimação em locais onde o seu acesso não é permitido, é ferozmente atacado como se o prevaricador fosse ele e não as bestas dos donos dos animais. Pior do que isso. Começa a ser problemático emitir opiniões contrárias a este estado de coisas. Ameaças e insultos é o que espera quem se atreve a contrariar o pensamento vigente. A mim foi coisa que nunca me incomodou. Pelo contrário. Ainda que, obviamente, a minha opinião não interesse a ninguém, nem represente outros interesses que não os meus, jamais me calarei.
Nos próximos posts, se me apetecer, voltarei ao tema. Se possível abrilhantados com com exemplos do que escrevi acima. Com nomes e fotos. Só porque sim.
Detesto pessoas que maltratem animais, mas daí a desejar a morte deles ainda vai um grande passo. Contudo, sou a favor de que elas sejam exemplarmente punidas que é para não voltarem a repetir a gracinha. De resto, concordo que exista uma histeria. Com as crianças que morrem em África não se preocupam os defensores dos ditos direitos dos animais.
ResponderEliminarNão faço mal a nenhum animal se existem devem habitar no planeta terra como nós fazendo parte de um todo em que existe um nascimento, uma missão e um FIM. Sempre fui contra as caçadas desportivas cujo gozo nunca entendi tal como pescar e voltar a deitar o desgraçado ao rio ou mar, mas subscrevo tudo o que dizes, porque se me deparar com um ser humano em aflição e um animal igualmente em aflição, socorro e ajudo primeiro o humano e depois se der...o animal.
ResponderEliminarConheço quem passeie DE CARRO os três caniches e os 3 filhos ficam a ver tv porque são imensamente irrequietos. Como? Nem imaginas a cena KK...hoje dá-me vontade de rir o que disse àqueles "abrótias".
O certo é que agora levam e andam com os seis:):):):) ó minha mãe:):):)
Um abraço e beijocas
Abandonar ou mal tratar animais é crime e devia ser devidamente sancionado. Agora, como por aí se vê, quase pretender que os bichos tenham os mesmos direitos das pessoas...francamente!
ResponderEliminarAssistimos a uma inversão de valores - a todos os níveis - que não nos vai trazer nada de bom. Com os animais então...Há quem encha a boca a dizer que gosta mais destes do que pessoas. Se um dia precisar de uma transfusão de sangue quem sabe, talvez, se lembre disso...
ResponderEliminar