O ano lectivo ainda mal começou e – ao que se ouve dizer por aí - uma cidadã de etnia cigana, possivelmente descontente com o funcionamento do sistema de ensino, já terá invadido um estabelecimento escolar e tratado de chegar a roupa ao pêlo de uma docente. Isto, reitero, a ser verdadeira a história que ouvi relatar na fila do supermercado. Ou noutro lugar qualquer, já não sei ao certo.
Deve ser isto a escola inclusiva. A tal que pretende incluir toda a gente. Mesmo os que não querem ser incluídos. Uma ideia, admito, generosa. Mas que, como a realidade amplamente se encarrega de demonstrar, com evidentes desvantagens para toda a gente. A começar pelos que se pretende incluir que, coitados, manifestamente preferem não o ser, mas que continuam a ser chateados por aqueles que, à viva força, os querem integrar. O que, diga-se, consubstancia uma visão profundamente racista. Sim, porque não se lhes reconhece a liberdade de não se inserirem numa sociedade a que não querem pertencer.
A malta pertencente à etnia citada, auto-exclui-se. Sempre foi assim e assim continuará a ser. Depois, armam-se em vítimas e choram muito.
ResponderEliminarSem dúvida. Mas vá lá dizer-se isso a uma certa intelectualidade bem-pensante por aí circula e que, apesar de minoritária, consegue impor a sua opinião...
EliminarKruzes Kanhoto,
ResponderEliminarJá contei isto antes, vou fazê-lo novamente - aqui há uns anos, em Coimbra, a Câmara resolveu construir umas casas para os ciganos que viviam ao ar livre junto da estação de comboio.
Fizeram as casas, foram inauguradas com pompa e circunstância, e os ciganos meteram lá os animais e continuaram a viver nas tendas onde sempre tinham vivido.
Forçar as pessoas a viver contra os seus hábitos, contra a sua cultura, dá nestes resultados ridículos.
Aquele abraço e votos de bfds
Felizmente por cá os autarcas têm tido o bom senso de não dar dar casinhas a essa rapaziada. Também o dia em que o fizerem é o dia em que nunca mais ganham eleições.
EliminarBom fim de semana.
Não se fie, olhe que em Elvas deram-lhes casas e continuaram a ganhar eleições.
EliminarA malta vota em que lhes dá betão, festas e festarolas.
Penso que aqui ia ser diferente...Apesar de também lhes darem a água e a luz completamente de borla!
EliminarOs ciganos dão problemas só pelo simples facto de existirem. São sustentados e mesmo assim arranjam problemas. Se não fossem sustentados, nem quero imaginar. Num país verdadeiramente decente, eles ou piariam baixinho, ou piariam baixinho. No tempo do Salazar penso que eles não piavam.
ResponderEliminarNoutro tempo não eram sustentados. Tinham, como toda a gente, de se desenrascar sem a ajuda do Estado paizinho. E, acredite, não estavam envolvidos em tantos crimes como, alegadamente, agora estarão.
Eliminar