Andam por aí umas alminhas com a secreta esperança de que os resultados das próximas eleições serão bastante diferentes daqueles que as sondagens apontam. Tanto gente de direita como de esquerda. Os primeiros porque se tentam convencer a si próprios que o PSD e o CDS podem escapar à hecatombe anunciada e os segundos porque têm quase tanto medo de uma maioria absoluta do PS como de um novo governo daqueles partidos. Desenganem-se. As sondagens são o que são, mas não andarão longe de acertar. Se não em cheio, pelo menos na aproximação.
Atente-se no caso da Madeira. Mesmo após quarenta e três anos – irra! - no poder o PSD lá ganhou outra vez. O PS apesar das expectativas dos tais que não gostam de sondagens, teve uma votação como nunca mas perdeu como sempre. O BE foi corrido do parlamento. Que os madeirenses não estiveram para aturar palhaços - nem palhaças - e quase nenhum eleitor e nenhuma eleitora estiveram para dar o voto aqueles trambolhos. Ou trambolhas. A CDU, à rasquinha, lá meteu um deputadozinho. Entre os trabalhadores e o povo – que é feito do povo trabalhador, se mal pergunto? - ainda arranjou votos suficientes para manter um dos dois eleitos que tinha antes.
Será mais ou menos o mesmo nas legislativas. Em termos de sondagens, claro. Que, quanto a números a comparação com a Madeira ficar-se-á apenas pela indómita vontade dos socialistas se apegarem ao pote. Se não conseguirem sozinhos qualquer um lhes servirá para não o deixarem escapar. Até o Chega, se preciso fôr.
Engraçado é ver a lavagem cerebral que foi aplicada na MADEIRA ao povo ao longo desses 40 anos, onde em cada aldeia, cada esquina, cada viela, foi erguida uma casa do PSD.
ResponderEliminarSe há outras de outros partidos!? Uma ou outra, coisa muito rara, muito mesmo.
Até faz duvidar a própria Democracia...
Já não passava aqui há algum tempo :)
ResponderEliminarOra bem, acho que ter um partido no poder há mais de 40 anos não é saudável. Seja esquerda ou de direita. Vicia, alimenta a dependência e não traz valor acrescentado.
Qto à composição do parlamento madeirense, ter mais um partido no poder, é bom. O PSD já não fará o que quer. Qto aos pequenos partidos, vamos ver como corre. Continuarão a ser pequenos, mas o PAN tb não ia ter nenhum eurodeputado nas europeias e depois elegeu um.
Quarenta e três anos no poder é um abuso! Quanto ao PAN...aquilo é gente com ideias perigosas, como sobejamente se tem visto.
ResponderEliminarNão acho que tenha muito a ver com lavagem cerebral. Será mais aquela coisa da distribuição de empregos públicos, subsidios a instituições e muitas, mas mesmo muitas, outras coisas que directa e indirectamente fazem os eleitores votar com a carteira.
ResponderEliminarDefendem algumas causas interessantes como os direitos dos animais e ecologia, mas lá está apenas para estarem representados.
ResponderEliminar