segunda-feira, 27 de maio de 2019

Extremismos, populismos e outras inquietações

Ainda que tenha o maior respeito pelas opções políticas de cada qual e, naturalmente, ache que os resultados eleitorais são sempre para respeitar, tenho manifesta dificuldade em perceber o que leva alguém, com o mínimo de clarividência intelectual, a votar em organizações manhosas – nem merecem o nome de partidos – como o Bloco de Esquerda ou o PAN.


O primeiro, mais do que ideologia ou apresentar um modelo de sociedade, dedica-se a causas. As da moda, nomeadamente. Tem boa imprensa, lideres com discurso fluido e populista, jeitosas algumas e, com isso, consegue arregimentar parte significativa dos eleitores desiludidos dos restantes partidos. Como, para citar um caso conhecido, um ex-agente da PIDE recentemente falecido que nos últimos anos de vida votava sempre no BE. Sintomático.


Quanto ao segundo – o PAN - faltam-me as palavras e sobra-me a inquietação. É gente extremista, ignorante e, estranhamente, capaz de atemorizar tudo e todos. Perigosa, em suma. Daí que colocar os capitães Tofu e os doutores Javali desta vida em lugares de decisão é coisa que não augura nada de bom.


A propósito: Como é que se designam os apoiantes do PAN? Panascas? Panilhas? Paneleiros? Lá está...só inquietações!

2 comentários:

  1. Vale a pena ler em: https://eco.sapo.pt/opiniao/perceber-poucochinho-destas-eleicoes/

    «Perceber poucochinho destas eleições»

    Não me estou a 'meter consigo'. Acho que o homem tem boas razões.

    ResponderEliminar
  2. Anda toda a gente preocupada com a extrema direita e poucos se indignam com o resultado do PAN. Aquilo é gente que não presta, muito piores que fascistas, comunistas e afins.

    ResponderEliminar