O fisco vai ficar a saber quem tem mais de cinquenta mil euros na conta bancária. Diz que é por causa da evasão fiscal e trafulhices diversas. Por mim acho bem. Tal como já achava há uns anos, quando a questão do fim do sigilo bancário para efeitos fiscais foi discutida, sem que a sua aprovação tivesse sido conseguida. Então, como certamente alguns ainda se recordarão, com muita polémica. Tanta que motivou horas de debate televisivo e rios de tinta em artigos de opinião. Outros tempos. Agora a coisa foi aprovada sem que suscitasse a mais pequena reacção. Isto das duas uma. Ou está tudo mais pobre ou está tudo mais manso.
Outra justificação para a pouca importância que se tem dado ao tema é a bisbilhotice natural dos portugueses e o manancial de noticias sensacionalistas que a comunicação social estará já a antever em resultado desta medida. Embora acredite que quem nas finanças tiver acesso a estes dados não os irá passar aos média. Tenho, diga-se, quase a certeza que não. Aquilo é tudo gente séria. E, mesmo que não seja, também estou em crer que nenhum jornal ou televisão estará interessado em divulgar os extractos bancários deste ou daquele figurão. Nada disso. O sigilo fiscal, ao contrário do segredo de justiça, não será violado todos os dias. Só de vez em quando. E com jeitinho, presumo.
«Aquilo é tudo gente séria»
ResponderEliminarA Grande Frase! O que, na enorme ciência de Vida da senhora minha Mãe, significava «Aquilo é tudo gente que nunca se ri»
Abraço de estima.
Gente séria e honesta, ainda que não em simultâneo...
ResponderEliminarSubscrevo inteiramente embora ache que irá haver muita "fuga de informação a troco do que se sabe" porque tadinhos...ganham pouco e saem cedo!
ResponderEliminarUm abraço e uma boa tarde
este comentário é meu e peço desculpa amigo por não ter escrito...Fatyly
ResponderEliminarComo escrevo no post concordo com o fim do sigilo bancário para efeitos fiscais. O problema é o resto...até parece que já estou a ver a capa do CM!!!
ResponderEliminarBoa semana!