domingo, 16 de julho de 2017

E aquela cena da liberdade de expressão, ou lá o que era?!

IMG_20170526_195001.jpg


 


Pouco me interessa se aquele médico já velhote – o Gentil Martins, ou lá o que é – tem ou não razão relativamente àquilo dos paneleiros¹, fressureiras¹ e actividades correlativas. Se ele disse o que disse lá saberá porque o fez. E, de certeza absoluta, com muito mais conhecimento de causa do que a esmagadora maioria daqueles que o andam por aí a criticar. Mas nem é isso que está em causa. O preocupante é que, actualmente e após quarenta e três anos de democracia, parece constituir um crime emitir opiniões divergentes daquelas que uma minoria pretensamente bem pensante entende serem as correctas. Seja qual for o assunto em causa. O homem, apesar da sua reconhecida sapiência, até pode estar errado. Mas, porra, não pode exprimir a sua opinião sem ser ofendido, alvo de inquéritos ou ameaça de processos na justiça?! Belo exercício de tolerância este, sim senhor! Mais ainda vindo de quem, permanentemente, exige essa e muito mais tolerância em relação a si e aos seus comportamentos.


Já quanto às reacções que as declarações do senhor suscitaram, no sentido de negar o seu conteúdo, não me surpreendem. De todos os malucos que já conheci nunca vi nenhum reconhecer-se como tal.




¹ Vidé o dicionário Priberan de língua portuguesa.

2 comentários:

  1. Conheçi bem o Dr.Gentil Martins nos longos e penosos 12 anos que andei nos hospitais com a minha filha mais nova, tendo sido ele um da enorme equipe que ela teve. Nunca mais o vi e quando vi a sua foto disse: como todos envelhecemos, chiça:)

    Quanto ao assunto que abordas eu não concordo com a sua opinião, mas respeito toda e qualquer opinião que seja divergente da minha. Sempre fui assim e espero nunca mudar.

    Um abraço de bom dia

    ResponderEliminar
  2. Como eu sempre digo, cada um com o "respectivo" faz o que quiser. Eu quero é ter liberdade de ter as opiniões que quiser sobre o assunto e isso é que não está a ser respeitado. O que, diga-se, é uma falta de respeito pela liberdade de cada um!

    ResponderEliminar