As SAD's de Porto, Sporting e Benfica lançaram recentemente no mercado – esse malvado – mais um empréstimo obrigacionista com juros bastante simpáticos. A ideia, a julgar por aquilo que se tem lido e ouvido neste defeso futebolístico, é comprar jogadores e treinadores para as suas principais equipas. Ou seja, investir e promover uma politica de “crescimento”. À semelhança, aliás, do que muitos defendem como essencial para o país.
Estão, portanto, os principais emblemas desportivos a trilhar o caminho certo. Aquele que sábios e, a julgar pelo que ouço e vejo por escrito por aí, a maioria da população consideram ser a alternativa a seguir.
O problema, desconfio, vai ser se a bola teimar em não entrar na baliza adversária, se o árbitro não marcar aquele penalty que toda a gente viu ou se os jogadores não renderem aquilo que se esperava deles. Sem vitórias os adeptos não vão ao estádio, os craques não se valorizam e, em suma, o investimento não gera retorno. Que é como quem diz, não há “crescimento” para ninguém.
Presumo que não sejam bancos franceses e alemães, nem os tais “fundos-abutre” a comprar toda a emissão. O mais certo é a maioria do capital emitido ficar nas mãos de aforradores que pretendem rentabilizar as suas poupanças. Se, no final, não houver graveto para reembolsar os investidores podem as SAD's fazer uma espécie de renegociação da divida. Assim do tipo só pagar cinquenta por cento do capital investido. Todos, certamente, aplaudiríamos a ideia. É, afinal, o que andamos a defender há anos.
Eu não investia um cêntimo.
ResponderEliminarJá somos dois!
ResponderEliminarSabes KK não consigo entender a alta finança (será real?) à volta dos três maiores clubes. Sei que devem muito, incluindo ao Fisco e para estes há perdões e outros ões e o povo morre à fome e com falta de medicamentos.
ResponderEliminarEstádios cheios...vai quem pode e não tenho nada a ver com isso...mas não acredito que assim seja.
Não gosto de futebol, mas gosto de ler algumas notícias para estar a par do que se passa e é escandaloso o preço na compra (acima) e venda(a baixo) de jogadores, que num rapa, põe, tira e deixa, o saldo saí sempre negativo. Para esse peditório não dô nem um chavo...mas para a "trampa da selecção e respectivas mordomias" lá vai tanto dinheiro dado à nossa revelia.
Peço desculpa se disse algum disparate
Os clubes, grandes e pequenos, estão todos rebentados. No caso dos três grandes - mais no Porto e no Sporting, mas no Benfas também não deve tardar - estamos a assistir a um fuga para a frente. A contar com o dinheiro que virá de vitórias e vendas futuras. Mais ou menos o mesmo que o Costa quando promete mundos e fundos a contar que o PIB cresça 2% ao ano...
ResponderEliminarNo futebol português (e não só) é possível ver de tudo, portanto! No que toca a dinheiro, é mais uma bola de neve...
ResponderEliminar