Considero-me um gajo com razoável sentido de humor. Não gosto é de anedotas de alentejanos nem de outros dichotes que, enquanto alentejano, me catalogam como preguiçoso inveterado e outros atributos ainda piores. Não tenho grandes dúvidas que, em muitas circunstâncias, se em lugar de “alentejano” se escrevesse “preto”, “cigano” ou “homossexual” o SOS Racismo e todas as comissões de defesa dos direitos das minorias que por aí existem não teriam mãos para instaurar tantos processos. Assim, como por enquanto ainda não é politicamente incorrecto gozar com os alentejanos, o pagode vai rindo alarvemente.
É por isso que esta “conversa”, numa caixa de comentários de um jornal, me parece profundamente racista. A ironia da coisa é que o gajo que se esfalfa a defender os ciganos não hesita em recorrer ao mesmo nível de argumentos do que aqueles que considera racistas...Parece-me ser urgente uma campanha com alentejanos fofinhos a garantirem que não são preguiçosos! Talvez ajude a mudar mentalidades tacanhas.
Xiça, que conversinha mais vazia desse dunca.
ResponderEliminarAlém do mais, sou saloio e subscrevo o seu texto.
A única diferença que detectei nos alentejanos é que, em geral, o alentejano médio, tem um sentido de humor apurado. E uma meia dúzia que trato como amigos, então, têm um sentido de humor refinadíssimo, ao nível do mais sofisticado descaramento. Acho que existe uma natureza contemplativa que proporciona olhar para a realidade com alguma distancia e rir dela antes de reclamar. Conheço um que cada vez que fura a bicicleta põe-se a olhar para a roda como se a bicicleta fosse minha e eu é que tivesse a obrigação de lhe mudar a camara de ar. E aquilo não é de propósito. Ele está sempre com um pé fora da realidade a ver onde param as modas. Mas cada um é como cada qual. As generalizações são sempre abusivas.
A minha única queixa é que existe uma maioria de alentejanos benfiquistas. Acho que é incluindo os alentejanos que se atingem os 14 milhões anunciados na TV. E, nessa parte, é imperdoável.
Não mencionei no post, mas uma coisa que me baralha as ideias é que os portugueses não gostam das piadas que os brasileiros contam acerca de nós, mas se o protagonista da mesmíssima piada for o alentejano aí riem até às lágrimas...
ResponderEliminarJá somos 14 milhões?! Se a propaganda do Glorioso diz é porque é verdade! Sempre desconfiei que, lá bem no fundo, há um benfiquista escondido em cada adepto do FCP e do SCP...
Nunca ouviste dizer que quando se fala muito de algo é porque tem imenso valor? Pois é amigo eu gosto imenso dos alentejanos e sobretudo da sua calma e modo de falar (há excepções). Leio poucas anedotas mas algumas são mesmo para rir e já vi várias que só muda "o alentejano" para "preto, brasileiro, inglês, cigano etc."
ResponderEliminarO que mais admiro é o seu enorme sentido de humor e algumas ouvi da boca de 3 colegas que eram alentejanos de "gema" como diziam:):)
Um abraço
Mudar de "alentejano" para "preto" ou "cigano" é capaz de trazer chatices...Nomeadamente se alguém do SOS Racismo ler!
ResponderEliminar