sábado, 17 de agosto de 2024

Não é problema meu, logo não há problema

1723897075081.jpg


Sei, desde que o Kruzes é Kruzes, que o tema “IRS” é dos que mais desinteressa aos leitores que por aqui vão passando. É natural. Trata-se de um assunto que pouco importa à esmagadora maioria dos portugueses. Os que ganham à volta de novecentos euros ou menos, porque não os afecta e outros, ainda que tenham rendimentos bastante superiores, porque vivem à margem do sistema fiscal. Ainda bem para eles. Percebo que, por isso, para todo esse pessoal seja um tema desinteressante e aborrecido. A conversa acerca do preço dos combustíveis, da habitação ou das bolas de Berlim também me deixa profundamente entediado. Mas esperem pela pancada. Com o aumento vertiginoso e absolutamente irracional a que está a aumentar o salário mínimo, não tardará o dia em que, inevitavelmente, o SMN e as reformas a rondar esse valor terão de estar sujeitos a IRS. Sob pena de, em vez de metade dos portugueses não pagarem, passar para oitenta por cento o número de contribuintes que deixarão de o ser. Com a agravante de, então, passarem a ter direito a todo o tipo de apoios que magnânimo Estado-ladrão-social vai generosamente distribuindo. E aí quero ver quem é que o vai sustentar o monstro…

6 comentários:

  1. Manuel da Rocha9:55 p.m.

    Você é dos que ganham 6000 euros mensais e exigem pagar 40 euros de IRS anual, assim como reduzir o ISP em 99% e acabar o IA, pois comprar um carro de 380000 euros não devia pagar qualquer imposto e ainda merecia pagar 50 euros de IUC, que iria poder usar 500 euros para deduzir nas portagens que pagasse.
    O valor de subsistência é sempre próximo do SMN. Só os mentirosos da direita é que defendem essa ideia (de quem ganha menos passar a pagar 1000% mais, para compensar as reduções de 99% em quem mais ganha). Sempre foi assim... sempre será.
    Já agora, sabe que Chega, IL, CDS e PSD defendem o fim de 3 taxas de IVA (são 4, ao contrário do que lhe ensinam) para colocar o IVA "mais simples e fácil de calcular, em 25% de taxa única"? Duvido que seja já para o orçamento de 2025, pois com 8000 milhões de déficit, a AD não poderá avançar já com essa ideia, depois de voltarmos a votar, se a AD, IL e Chega chegarem aos 116 deputados (André Ventura irá entrar no próximo governo da AD), essa será a primeira medida para o orçamento de 2026. 49000 milhões de euros de novas receitas fiscais, que serão usadas para cortar o IRS (só a quem ganhe mais de 2000 euros mensais, que quem ganhe 1000 passará a pagar 1200 euros anualmente de IRS, aos quais poderão deduzir 300 a 500 euros, se pagarem seguros de saúde privados), no IA, IUC e ISP. Ao mesmo tempo, Montenegro irá cumprir e fazer o passe urbano subir para 300 a 500 euros, mensais, em vez dos 40 actuais, defendendo reduzir as despesas, para aumentar 10000% das deduções fiscais, para aquisição de automóveis eléctricos.

    ResponderEliminar
  2. Tenho um especial apreço pelos seus comentários. Nomeadamente pelo rigor com que escreve e, principalmente, pela exactidão dos números que utiliza no seu argumentário. Só se esqueceu de fazer a conta a quanto paga de IRS o meu ordenado de 6000€. Eu ajudo. Paga 648976365430876€. Confira lá a ver se dá certo.

    ResponderEliminar
  3. Leio sempre com muita atenção quando falas do IRS e afins, embora não comente. Faço isso porque tu percebes da "coisa" e já aprendi muito contigo e desde já o meu obrigada!
    Beijocas e um bom dia

    ResponderEliminar
  4. O problema é que nos falta espírito critico e que aceitamos tudo muito " desesperadamente confortaveis" sem sequer questionar se é favorável ou não.
    Santa ignorância

    Beijinhos, Kruzes
    Resto de Dia Feliz

    ResponderEliminar
  5. Esta coisa do IRS causa-me um elevado nível de irritabilidade. É inevitável pagarmos impostos, o problema é que pagamos muitissimo mais do que é aceitável.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  6. Enquanto povo lidamos muito mal com criação de riqueza. Apreciamos a pobreza e detestamos quem tem um poucos mais. É cultural. Por isso não saímos da cepa torta.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar