terça-feira, 25 de abril de 2023

Valores. Ou falta deles.

hhhhhh


 


1 – Ando há quarenta e nove anos a tentar descobrir o que são os “valores de Abril” e, passado este tempo todo, ainda ninguém me esclareceu com clareza e honestidade intelectual acerca do que são esses tais valores. Deve ser, presumo, uma coisa mais ou menos equivalente à “ética republicana”. Todos falam deles, mas ninguém sabe ao certo o que são. Para alguns esses valores passam por matar, com requintes de malvadez, aqueles que ousam ter uma opinião diferente, como defendeu em tempos um “capitão de Abril” que já foi desta para a melhor. Outros vão ainda mais longe. Mesmo que gostem do 25A, se não festejarem é po-los a fazer o pino. Abril pode até ter valores. Esta gente, seguramente, não.

2 – Entretanto o ex-presidiário que preside ao Brasil, lá discursou na Assembleia da República. Tirando a má-criação de uns quantos deputados, tudo normal. O homem deve ter-se sentido em casa. De repente, da esquerda à direita, desataram todos a gostar dele. Estranho. Dantes, desta gente, dizia-se que era só a mãe quem gostava.


3 – Sem que se tenha dado muita atenção ao assunto e assim meio à socapa, o parlamento aprovou a autodeterminação de género na escola. Ou seja, o Manuel já pode ser Maria. Só não pode é comer um bolo.

6 comentários:

  1. Resumo os três que falas...anda tudo louco e desnorteado e há que sabermos nos manter a decência, educação e o "seu a seu dono" mas jamais entrar em extremismos.
    Beijocas e abraços

    ResponderEliminar
  2. Dantes — e agora — eu escrevo e digo "os filhos de uma mãe querida".
    PS: para quem não entendeu, "querida por muitos".

    ResponderEliminar
  3. Estimado KK,
    para mim os "valores de abril" são saber o Pai Nosso até ao "venha a nós".

    ResponderEliminar
  4. São estas coisas que fomentam os extremismos!

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  5. Ou uma santa senhora, como diria o meu avô...

    Cumprimentos

    ResponderEliminar