segunda-feira, 28 de março de 2022

Tropa não!

Tudo parece conjugar-se para que, mais dias menos dia, a questão do regresso ao regime de serviço militar obrigatório venha a ser colocada. Por mim, que odiei cada dia que passei na tropa, acho mal tal obrigatoriedade. Pelo menos se essa obrigação for nos mesmo termos – ou, sequer, parecidos – com o que vigorava nos meus tempos de mancebo.


Devo ser, presumo, o único a discordar da reimplementação do SMO. Com todo o fervor patriótico que vejo de há anos a esta parte em torno da selecção de futebol ou a admiração pela heróica defesa que os ucranianos estão a fazer do seu país, só posso acreditar que os portugueses vão aderir com inusitado entusiasmo a esta causa e que, todos aqueles que possam, servirão com empenho nas forças armadas durante o tempo que for determinado. Se a realidade me desmentir, coisa que acontece com frequência, só confirma que o que não falta por aí é “goela”.


A menos que sejam como o PCP. Que é, recorde-se, o único partido a defender o SMO mas que, ao mesmo tempo, defende a redução dos gastos com a defesa, o desarmamento, a ausência de políticas belicistas e é contra todas as guerras sejam quais forem as circunstâncias. Ou seja, não se entende para que raio servem as forças armadas na óptica dos comunistas. Deve ser mais ou menos aquilo do “estou inteiramente de acordo e sou simultaneamente de opinião contrária”. Um pouco como eu, às vezes.

10 comentários:

  1. Não deixa de gerar - mais uma - perplexidade o facto de ser o 'pacifista' PCP a defender o serviço militar obrigatório. Quererão, com isso, expressar o quê?

    ResponderEliminar
  2. Acho que os comunistas estão numa fase que já não sabem muito bem o que querem. Estão agarrados ao passado e acham que, tal como faziam há cinquenta anos, ainda conseguem impingir a sua propaganda.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  3. Anónimo11:17 a.m.

    Não será possível remeter o PCP à clandestinidade? Evitávamos ter temas de baixo nível, dia sim dia sim.
    (ooppss, isto não pode ser dito, ainda me acusam de não democrata)
    Tem piada defender o SMO e simultaneamente a "redução dos gastos com a defesa, o desarmamento, a ausência de políticas belicistas e é contra todas as guerras".
    São uns pândegos, estes rapazes. E raparigas, cuidado com as paridades.
    Cumprimentos, caro KK.

    ResponderEliminar
  4. Há muito que o PCP perdeu a credibilidade, tamanha a incongruência.
    Ficou-se no tempo

    Beijinhos, Kruzes
    Feliz Dia

    ResponderEliminar
  5. Também sou contra a obrigatoriedade do SMO e acho que só deve ir quem quer. Mas amigo também te digo que perante assaltos e tanta violência com muitos jovens, em vez de prisão (a maior sala do aprendizado criminal) deveriam malhar e fazer uns anitos de tropa que só lhes fazia bem a eles e muitas elas.
    Já não dou importância alguma ao PCP e BE e deixa-los que falar que não sabem o que dizem.
    Beijos e uma boa tarde

    ResponderEliminar
  6. Tropa sim e quanto antes...
    Perdoai mas eu cresci numa época em que se dizia "quem não tem jeito para nada vai para a tropa".
    Enquanto os enjeitados estiveram na tropa, na guerra, este país cresceu imenso em todos os indicadores e manigâncias de economistas.
    Como os enjeitados não se extinguem, tropa com eles.

    ResponderEliminar
  7. Os "comunistes" - ando a treinar linguagem inclusiva - apesar de serem tão poucos que até podem ir de furgoneta para o parlamento fazem demasiado barulho.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  8. Acho que credibilidade foi coisa que nunca tiveram...

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  9. Se hoje em dia houvesse SMO havia de ser bonito...Com tanto mariconço, gente incapaz de obedecer às ordens que lhes são dadas e incapazes de fazer qualquer sacrificio ou reconhecer qualquer autoridade os telejornais nem tempo iam ter para falar de covid ou da guerra da Ucrânia!!

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  10. Se o SMO voltar vai ser uma desgraça... Qualquer maçarico a quem um sargento mande "encher" umas quantas vai logo a correr fazer queixinhas a uma comissão qualquer!

    Cumprimentos

    ResponderEliminar