terça-feira, 8 de fevereiro de 2022

A seca

Não comungo das teses negacionistas das alterações climáticas. Elas estão aí, todos as sentimos e não vale a pena andar com argumentos manhosos para contrariar o que é por demais evidente. Apesar disso detesto os auto-proclamados activistas da defesa do ambiente e toda a fauna que, do conforto do seu apartamento numa metrópole qualquer, se arroga no direito de pretender impor o que todos, enquanto indivíduos e enquanto sociedade, devemos fazer para proteger o planeta. Pior e mais detestáveis do que aqueles desgraçados só quem, com poder de decisão, lhes dá ouvidos.


Ainda mais repugnante do que todos eles é a miserável comunicação social que infelizmente temos. Não se cansam de nos mostrar barragens praticamente vazias. Por vezes, até, com uma critica velada às empresas que as usam para produzir energia. Mas nunca, nunca mesmo, ao encerramento demagógico das centrais a carvão que produziam a eletricidade que agora tem de ser gerada por outros meios. A nenhum, entre os que ouvi reportar a tragédia, ocorreu questionar se uma coisa não teria a ver com a outra. Nem, ao menos, inquirir os especialistas da especialidade acerca do que é mais prejudicial para o ambiente, o clima, o planeta e, já agora, para as pessoas. Se as barragens vazias, se as centrais a carvão. Embora essa seja uma questão que nem se coloca aos urbano-depressivos dos média. Para eles a água nasce na torneira e os rios querem-se livres, para a malta brincar aos desportos radicais.

6 comentários:

  1. Claro que há alterações climáticas desde há milhares de milhões de anos. Ainda não existia a humanidade. Vejam e oiçam:
    Saving the Planet em https://www.youtube.com/watch?v=7W33HRc1A6c
    Cena representada há mais de 20 anos e que, simplesmente, conta a realidade.
    Se tiverem dificuldades ponham a velocidade (settings) a 75% ou a 50%.
    abraço

    ResponderEliminar
  2. Dizes tudo o que penso sobre o assunto e finalmente vejo alguém que pensa o mesmo que eu. OBRIGADO!!!!
    Abraços e uma boa tarde

    ResponderEliminar
  3. Os orgãos de comunicação social deviam entrevistar, acerca deste assunto, os gajos que são contra as barragens, os que defenderam o encerramento das centrais do Pego e de S, Torpes e mais uns quantos apanhados do clima. Gostava de saber que alarvidades têm agora para dizer...

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  4. Claro. Mas essa malta pensa que o mundo só existe desde que eles nasceram...

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  5. Subscrevo tudinho, Kruzes ...

    Beijinhos
    Feliz Dia

    ResponderEliminar
  6. Obrigado, Luísa.

    Bom fim de semana!

    ResponderEliminar