terça-feira, 11 de janeiro de 2022

Tele...o que se queira!

Em matéria de inovação tecnológica Portugal está na linha da frente. E nisto, por muito que custe aos liberais mais empedernidos, o Estado dá cartas. Está, digamos, anos-luz à frente dos privados.


Veja-se, para não irmos mais longe, a questão do teletrabalho. Enquanto no sector privado ainda existem inúmeras resistências à sua introdução, na administração pública já se consegue colocar toda a gente, seja qual for a profissão, a trabalhar a partir de casa. Ou do café, se preferirem. Desde pedreiros a canalizadores, jardineiros a varredores, senhoras da limpeza a motoristas, tudo teletrabalha. É a tecnologia. Seja ela – a tecnologia - qual for que permite esse milagre. Deve ser ultra-secreta, por enquanto.


Mas nisto, como sempre, os velhos do Restelo não podiam deixar de se fazer ouvir. Argumentam, veja-se o topete, que a malta quer é teledescanso. Fazem-me lembrar aquele meu tio-avô que, ao ouvir falar pela primeira vez em bebés-proveta, exclamou indignado: “Pode lá ser! Onde já se viu fazer filhos sem f**der!”. O futuro encarregou-se de o desmentir.

6 comentários:


  1. Sou funcionária pública e trabalho nas Águas e Resíduos da Madeira.
    Os nossos técnicos de rede nunca foram em teletrabalho!!!
    Até eu, que trabalho no gabinete, fui parcialmente em teletrabalho, em dias alternados com os colegas de gabinete
    Mas acredito que muitos foram em teledescanso!
    Beijinhos
    Feliz Dia

    ResponderEliminar
  2. Anónimo6:22 p.m.

    Essa coisa do tele qualquer coisa faz-me lembrar uma piada ligada ao termo 'telepatia'. Que seria, no ver de alguém, uma televisão para a irmã da mãe..
    Dito isto e porque não me apetece falar desse tele qualquer coisa, vou andando.
    (Tele)cumprimentos, caro KK.

    ResponderEliminar
  3. Que exagero amigo mas também te digo que na função pública exista muito gentinha mais em teledescanso... porque despacharem coisas que demoravam uns dois ou três dias agora passa a meta dos 15 dias ou mais. Também há muitos que são bons e cumpridores.
    Fizessem isso no privado que no dia seguinte ....fico por aqui porque não gosto de alimentar polémicas.
    Beijos e uma boa noite

    ResponderEliminar
  4. Telepatia?! Desconfio que também há quem trabalhe por essa via...

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  5. Exagero?! Olha que não...

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  6. Eu até percebo que um motorista possa ir para teletrabalho - usa o comando, como nos carrinhos telecomandados - ou a senhora da limpeza, eventualmente, se comandar o aspirador com uma aplicação no telemóvel...agora jardineiros?! E se o comando do corta-sebes ou do corta-relva se descontrola?!

    Cumprimentos

    ResponderEliminar