terça-feira, 28 de dezembro de 2021

Especulações

Screenshot_2021-12-23-13-45-56-072_com.facebook.ka


Diz que existe uma crise qualquer no sector da habitação. Parece que não há casas disponíveis para arrendar, ou lá o que é. A culpa, como não podia deixar de ser, é do Passos. Consta que foi na sequência da chamada “Lei Cristas” que a desgraça se instalou. Daí para cá arrendar uma casa num sitio jeitoso constitui um suplicio financeiro, garantem os entendidos no assunto.


Por mim, que não percebo nada de imobiliário, limito-me a citar a minha avó. Nem todos podem morar na praça, dizia a velhota. Ou então, acrescento eu, há que fazer opções. Sacrifícios, como se dizia noutros tempos. Mas isso, receio, é um conceito desconhecido para a esmagadora maioria. Do que lhes sobeja conhecimento é acerca das soluções para o alegado problema habitacional. Passam todas por “proibir”, “limitar”, “impedir” ou “penalizar” os legítimos proprietários e por o Estado facilitar tudo e mais alguma aos aspirantes a inquilino.


Soluções como a da imagem que acompanha este post agradarão a muitos. Mas isso ainda que com outro nome, não sei se o pagode se lembra, era mais ou menos o que existia antes da tal lei do tempo do Passos. Provavelmente também já ninguém se recordará que, até então, os centros das cidades estavam a cair aos pedaços. Como, de resto, ainda estão na generalidade das localidades do interior, onde não há gente que possa rentabilizar a recuperação desses imóveis. Nem gente, nem Robles. Mas isto, claro, sou só eu a especular.

4 comentários:

  1. Fica muito mais barato pagar uma casa ao banco do que a quem arrenda e as imobiliárias em comissões na compra...vai lá vai!
    Há sim uma tremenda especulação e por vezes os senhorios que alugam ficam a ver navios em termos do recebimento da renda o que eu condeno veemente. Mais...muitos que arrendam sub-alugam quartos o que é ilegal, como é ilegal muitos senhorios não fazerem contrato. Por aqui é um fartote...e muitas vezes quem tudo quer tudo perde.
    Esta casa não é minha, tenho contrato e a tal adenda Cristas mas a minha senhoria está altamente arrependida de ter deixado os que residiam há anos como eu, porque agora é calotes aos montes num saí e entra complicado. Alguns já nem sequer aumentam a quem tem sempre cumprido com o seu dever.
    Sim amigo repito as vezes que forem necessárias: a Lei Cristas do governo do Passos foi a maior asneira prejudicando senhorios e inquilinos. Depois e até agora tem remendos que já deixei de perceber e não me chatear.
    Termino dizendo que felizes são todos os que têm um teto que é seu mesmo e sobretudo casas na sua aldeia Natal. Eu não tenho nem terra nem casa:)) mas sou feliz e feliz continuarei a ser nem que a vaca tussa:)))
    Um enorme abraço
    PS: o anúncio que mostras é o habitual 50€ POR DIA mas isso quem vende não anuncia.

    ResponderEliminar
  2. Anónimo12:20 p.m.

    Foi, de facto, a chamada 'lei Cristas', a causadora de tamanho desequilíbrio na área do arrendamento.
    Está mal? Está! Então, por que não alterar a lei, tornando a situação mais atractiva e acessível?
    Pronto, tenho a consciência de que já estraguei tudo com a pergunta.
    Next ...
    Cumprimentos, caro KK.

    ResponderEliminar
  3. Não me parece que a "lei Cristas" constitua a desgraça que querem fazer crer. Bem pelo contrário. É que, apesar de toda a converseta, ainda não vi ninguém a morar debaixo da ponte nem as barracas aumentaram.

    Quanto ao resto...os senhorios não têm obrigação nenhuma de se substituir à Segurança Social. Bem basta a brutalidade de imposto que se paga sobre o rendimento, daí que encare com naturalidade a fuga ao contrato de arrendamento. Depois alguns tramam-se, mas isso é o risco!

    Cumprimentos e um bom ano!

    ResponderEliminar
  4. Estragou nada...até porque também acho que a lei deve ser alterada. Nomeadamente no que diz respeito ao prazo minimo (devia voltar ao prazo de minimo de um ano) e à carga fiscal que é manifestamente excessiva.

    Cumprimentos e bom ano!

    ResponderEliminar