
Há anos que uso sistemas operativos Linux, em vez do tradicional Windows, nos computadores cá da maison. Por várias razões. A segurança, o facto de todas as aplicações serem gratuitas e a opção por não usar pirataria são apenas algumas. Embora, reconheço, a principal seja apenas porque sim. Das vantagens já aqui escrevi em várias ocasiões e, apesar de algumas lacunas, continuo a considerar que a escolha vale a pena.
O Linux fica apenas a perder – dentro do software de que faço uso, obviamente – para o “Office”. Aí não há volta a dar. A alternativa ao pacote de escritório da Microsoft, que vem por defeito com o sistema, deixa bastante a desejar. Daí a tentativa de encontrar outros programas melhorzinhos. Ou simplesmente menos maus, vá. A busca levou-me ao WPS. Apesar de chinês resolvi testar. Em má hora o fiz. Deu nisto. Aquilo não presta e, pior, criou uma pasta que não mostra o conteúdo nem se deixa apagar. Mas este, ao contrário do outro vírus dos gajos, tem solução. E rápida. Graças ao fantástico Linux.
Não conhecia
ResponderEliminarBeijinhos Kruzes
Feliz Dia
O Open Office de Apache è uma boa 'suite' tal como o Office da Microsoft. Mas è gratuito. Claro que dá um bom trabalho a dominá-lo. Eles não podiam copiar tudo.
ResponderEliminarTem processador de texto, folha de cálculo, fórmulas, desenhos, gráficos, apresentações, base de dados, cálculos matemáticos e HTML.
Eu uso-o para fazer Docs, Folhas de cálculo e raras apresentações.
As extensões são próprias mas os formatos são compatíveis com a suite da Microsoft. E vice versa.
Abraço
Sem darmos por isso quando compramos um computador estamos a pagar também software que nem sequer fica como nossa propriedade para usarmos com muito bem entendermos. A principal vantagem do Linux é que é tudo à borla.
ResponderEliminarCumprimentos
Nesta parte das "suites" de escritório tudo o que existe, ou pelo menos que eu conheça, fica bastante longe do Office da Microsoft. Não se pode ter tudo. É a diferença entre ser de borla e custar umas centenas de euros... As alternativas gratuitas vão dando para os trabalhos pessoais, já para os profissionais a música tem de ser outra. Mas isso é como o outro, como não os faço em casa...
ResponderEliminarCumprimentos
Para mim tudo o que dizes é "chinês", percebo muita coisa mas ao que referes os meus genros é que comandam esta gerigonça de mil cabos:))))
ResponderEliminarAbraços e um bom dia
Não sou fã do Linux. Uma questão de hábito, creio.
ResponderEliminarCumprimentos, caro KK.
Longe de mim que um profissional usaria Linux. O Lux sempre lavou mais branco,
ResponderEliminarO Calada é o melhor.
abraço
Também não é que perceba grande coisa...e quando não sei, pergunto!
ResponderEliminarCumprimentos
Desde de experimentei o "Caixa Mágica 8" - um projecto português - nunca mais quis nada com os produtos do Bill Gates.
ResponderEliminarCumprimentos
Curiosamente, nunca vi um comunista com o cooperativo unix.
ResponderEliminarFalha minha, provavelmente.