quarta-feira, 11 de setembro de 2019

O preconceito é lixado

images.jpeg


Um destes dias, num edifício público, duas criaturas indagaram-me acerca da localização da casa de banho. Estavam, pareceu-me, um bocadinho a atirar para o aflito e com urgência em encontrar um local onde pudessem aliviar a presumível aflição. Talvez por isso, por notar a premência da resposta, não ponderei devidamente e respondi sem pensar nas hipotéticas - eventualmente desagradáveis - consequências. Confesso que me deixei levar pelo preconceito, por estereótipos arcaicos associados a uma sociedade heteropatriarcal e, baseado apenas numa observação simplista das características físicas e por ambas serem portadoras de vestimentas que identifiquei como femininas, indiquei-lhes o wc das senhoras. Devia, evidentemente, ter indicado as duas opções. Elas depois escolhiam consoante o género com que, quando chegadas ao local, se identificassem na altura. Penitencio-me por não o ter feito. Fica para a próxima.

2 comentários:

  1. Estiveste bem e não vejo qual o problema porque a "tua liberdade termina quando começa a dos outros seres". Acho que se tivesses feito o que "ficará para a próxima" acho que não deves trilhar esse caminho mas tu é que sabes e como tal respeito.

    Beijocas e um bom dia

    ResponderEliminar
  2. No caso as senhoras eram normalissimas mas, mesmo que não fossem, era lá com elas. O que nestes e noutros casos não aceito é que não se admitam piadolas acerca do tema. Porquê?! Se podem fazer piadas - e, pior, discurso de ódio - acerca das opiniões politicas, das opções desportivas e, até, em função da origem geográfica de cada um - veja-se as anedotas de alentejanos - por que carga de água não posso dizer o que me apetece relativamente à maneira como se comportam no espaço público? Isso é que é liberdade! Não sei, digo eu, um perigoso fascista!

    De qualquer maneira nunca faria o "fica para a próxima" até porque o mais certo era levar um murro nas trombas. Seria bem dado, reconheço. É que isto as pessoas - excepto meia dúzia de pseudo iluminados - não aceitam esse tal discurso inclusivo. Seja isso de incluso o fôr.


    ResponderEliminar