Os taberneiros continuam a fugir ao fisco. Como sempre fizeram, diga-se. Estimam uns entendidos no assunto que a marosca chegue aos quinhentos milhões de euros. Coisa pouca, convenhamos. Nada que surpreenda. É, até, algo perfeitamente normal. Mais ainda desde que a geringonça decidiu baixar o IVA e, por força da menor dedução no IRS, desincentivar a exigência de factura pelo consumidor. Se, antes, a porta do galinheiro estava entreaberta agora, com esta medida, está totalmente escancarada e a chave entrega às raposas. Hoje em dia ninguém quer factura. Nem eu já ligo a isso. Qual é, portanto, o espanto?! Quanto aos milhões a menos, alguém os pagará. Tenho uma vaga ideia acerca de quem vai ser...
Como assim não pede fatura e não liga a isso??? Então porquê este post?? Pois eu peço fatura e vou pedir sempre. Esses vigaristas agradecem quem não pede, está na nossa mão mudar e denunciar isso!
ResponderEliminarEu também pedia sempre factura. Depois da baixa do iva deixei de o fazer. O valor a deduzir em sede de irs - quase metade do já pouco que era antes - não compensa sequer o tempo de espera...é só fazer a conta.
ResponderEliminarComo já disse no meu blog, apenas peço nos setores que dão beneficio. Quanto aos outros, não me interessa...
ResponderEliminarBeneficio que na restauração já quase não existe.
ResponderEliminarEm tudo o que gasto só peço factura em valores grandes. As despesas diárias como luz, água, etc, etc. já chegam e como é tão raro ir comer fora...não peço, como não peço no hiper de onde gasto.
ResponderEliminarDeixei de ser parva porque andamos nós aos tostões para eles deixarem voar milhões. Um raio que os parta!
Beijocas
O sistema e-factura foi uma das maiores e melhores inovações do fisco. Pena é que o incentivo à exigência de factura por parte do contribuinte praticamente não exista. Então com esta ideia peregrina de baixar o iva da restauração é mesmo uma perda de tempo. E diga-se somos nós através do aumento de IRS que estamos a pagar mais este desmando da geringonça.
ResponderEliminarComo já disse no meu blog, não gosto deste big brother das Finanças. Não tendo qq benefícios, as finanças não têm nada de saber da minha vida, nem o que comprei ou deixei de comprar.
ResponderEliminarhttp://oultimofechaaporta.blogs.sapo.pt/o-big-brother-implicito-no-e-fatura-57448