Tendo a desconfiar dos estudos. Mas, no caso do que foi divulgado hoje que coloca os portugueses entre os povos mais ignorantes do mundo relativamente a assuntos financeiros, acredito que não deve falhar por muito. Basta ouvir o que se diz na rua e ler o que se escreve nos jornais ou nas redes sociais para facilmente se concluir pela ignorância que por aí grassa quando o tema são as finanças.
Atente-se, por exemplo, no caso das facturas com NIF com as quais os contribuintes podem obter deduções a nível fiscal. Os comentários que tenho lido e ouvido sobre o assunto são de arrepiar. Reveladores de uma desinformação e de uma mentalidade distorcida que, acreditava eu, já não existiam nos tempos em que vivemos. Coisa que, reitero, nada tem a ver com a idade nem com o nível de escolaridade de cada um. Que o diga uma senhora a quem todos os anos preencho a declaração de IRS, analfabeta e com mais de oitenta anos, que não deixa escapar uma factura sem o respectivo número de contribuinte.
A ignorância costuma sair cara. E, como ando a escrever de há um ano a esta parte, todos os que alarvemente se recusaram a pedir factura vão, lá para meados do ano que vem, sofrer na carteira as consequências dessa alarvidade. Depois queixem-se do Passos, do Costa ou de quem quer que seja que lá esteja nessa altura. Por mim, que não gosto mesmo nada de pagar impostos, cada cêntimo conta. É pouco? É. Mas ainda assim deve ser mais do que a devolução da sobretaxa…
Eu peço e também tudo o que tenho de comprar em nome da minha mãe. Ela sabe o fim das mesmas, mas também eu já vi no site que já ultrapassou o valor que lhe descontaram, pouco mas é dela, assim como o meu que me fez falta ó se fez.
ResponderEliminarComo não dão nada a ninguém não acredito que dêem o valor referido nos mesmos. Seria uma grande novidade, mas é, a meu ver, uma falácia das grandes, pondo-nos a fazer o trabalho de muitos que foram despedidos. Triste!
Mais, esta forma de declaração nem toda a gente consegue verificar por não ter internet e não ter quem lhe deite a mão. Os que se oferecem - um negócio em franca expansão - cobram e cobram bem. O ano passado 20 euros por preencher e enviar pela internet...como? vou montar um negócio desses:)
Este ano quase toda a gente pagará mais de IRS e quem não arranjar os tais 250€ de despesas gerais por não ter pedido facturas...está feito!
ResponderEliminarA quem não sabe preencher a declaração de IRS as juntas de freguesia, pelo menos muitas, tratam do assunto.
Boa semana!