domingo, 15 de dezembro de 2024

Todes muite burres

Segundo um estudo recentemente divulgado uma quantidade suficientemente alarmante de portugueses não sabe interpretar um texto simples e é incapaz de realizar operações básicas de cálculo. Nada de surpreendente, a bem-dizer. Podia por-me para aqui a divagar acerca da relação entre essa incapacidade e as escolhas eleitorais, mas nem vou por aí. Basta ver, no caso das gerações mais velhas, o que escrevem no Facebook. Aquilo é todo um compêndio de burrice. Quer nos disparates que escrevem, quer nas interpretações que fazem dos disparates dos outros.


Quanto aos mais novos, a culpa pelos resultados catastróficos que obtém nestes domínios só pode ser da extrema-direita, da sociedade capitalista, do patriarcado, da discriminação em geral e da ausência de uma política de ensino insuficientemente inclusiva. Há que substituir a antiga e bafienta disciplina de matemática pelo ensino das “Ciências matemáticas socio-emocionais com perspetiva de género” e alterar, obviamente, os seus conteúdos académicos. Por exemplo, dois mais dois passariam a ser quatre. Ou o que calhar. Assim todes acertam e todes ficam felizes. E burres.

5 comentários:

  1. Já é muito pior que isso,como "previu" Orwell 2+2 são 5 se acreditarmos nas "ideias" modernas que por aí abundam.

    ResponderEliminar
  2. Tu brincas mas olha que é um problema sério. Não ando nos Faces que deve ser um mundo diferente. A falta da litracia dos mais velhos é resultado do que sabes e só penso nas gerações mais novas cuja educação é a pouca vergonha que se vê e culpo os professores imcompetentes (nem todos) a darem aulas sem qualquer interesse e querem lá saber se aprenderam!
    Não digo mais nada porque olho para esta estatística pensando nos que mais sofrem sem qualquer apoio decente e humano!
    Beijos e um bom dia

    ResponderEliminar
  3. Dois mais dois igual a quatro é uma invenção do grande capital!

    ResponderEliminar
  4. Quando se trata de números e de educação gosto sempre de dar os ciganos como exemplo. A eles, mesmo os mais velhos e com pouca ou nenhuma escolaridade, ninguém os engana nas contas.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  5. Houvesse "tomates" para taxar a burrice e a iliteracia, isto seria uma mina de ouro e diamantes, ou mesmo, como está na moda, de terras raras.

    ResponderEliminar