O mundo está a ficar um lugar cada vez mais esquisito. Ou, então, sou eu que estou cada vez com menos paciência para as alarvidades dos maluquinhos da aldeia que migraram para as cidades. Como se não bastasse o futuro ser suficientemente incerto, constata-se agora que também o passado se revela cada vez mais imprevisível.
Um bom exemplo da imprevisibilidade dos tempos idos são os acontecimentos que tiveram lugar em 25 Novembro de 1975. Segundo a narrativa mais recente, nomeadamente o Expresso e outros pasquins do regime, “o pcp ganhou no 25 de Novembro”. Naquele 25N que eu vivi não foi assim. Nesse a capacidade de influenciar a política nacional do partido comunista foi reduzida à sua expressão eleitoral e teve inicio um novo ciclo de verdadeira democratização do país. Tudo, nunca é demais recordar, graças ao Partido Socialista e à sua liderança de então. O que mais queiram inventar é conversa da treta. Excepto naquela parte em que o PS de hoje teria estado do outro lado da barricada, mas isso no futuro interessará muito pouco. Dos fracos não rezará a história.
Apesar das novas certezas do presente, parece-me que a reinvenção do passado estará a necessitar de ajustamentos. Nomeadamente quanto à justificação do motivo que leva o pcp e outros comunistas a odiar o 25 de Novembro. Não gostaram de "ganhar", foi?
Curiosamente (estou a usar um eufemismo )no verão de 75 eram totalitários e pró-Moscovo e depois passados alguns dias do 25 Novembro já eram imprescendíveis à democracia(pelo menos para os chefes do PS e associados) e realmente em 2015...
ResponderEliminarEm Novembro de 1975 estiveram à beira de ser ilegalizados. Foi pena.
ResponderEliminarO 25 Tipo de Novembro, artigo do Observador:
ResponderEliminarQuando a nossa festa se estragou
E o mês de Novembro se vingou
Eu tipo olhei pra ti
E então eu entendi
Foi um sonho bué lindo que acabou
Houve aqui alguém que tipo se enganou
José Mário Branco, “Eu Vim de Longe, Eu Vou p’ra Longe (Chulinha)” [adaptação]
O 25 de Abril de 1974 foi tipo antes do 25 de Novembro de 1975. O 25 de Abril foi muito mais bonito que o 25 de Novembro porque o 25 de Abril foi tipo o Dia da Liberdade e o 25 de Novembro não. O 25 de Abril acabou com as maldades de um homem bué mau chamado Salazar que já tinha tipo morrido e deixado outro malvado em seu lugar. O outro homem mau chamava-se tipo Marcelo e fugiu dos soldados que iam atrás dele com cravos vermelhos para lhe bater tipo na cabeça, lol. O povo ficou tão contente que organizou tipo uma grande festa e deu àquele dia o nome da ponte 25 de Abril.
Alguns dos senhores que tecnicamente fizeram o 25 de Abril puseram-se a mandar no país para tipo ajudar o país a ser um sítio cheio de felicidade tipo Cuba e Rússia e tal. Mas havia senhores que fizeram o 25 de Abril e que não queriam que o povo fosse tão feliz e andaram a preparar bué cenas para tipo estragar aquilo tudo. O people com swag juntou-se em partidos bons como o PCP, a UDP, a FSP, o PUP, o MDP e tal. E os boomers feios e sem noção juntaram-se em partidos horríveis como o PS, o PPD e o CDS, que eram fascistas e inimigos das pessoas. As pessoas inteligentes batiam tipo palmas aos partidos bonzinhos e as pessoas burras batiam palmas aos partidos tipo fascistas.
Continua