
Ainda me lembro da maior parte dos argumentos daqueles que se opunham à construção da barragem de Alqueva. Eram muitos. Os opositores e os argumentos. Felizmente não foram ouvidos e quem tinha de decidir resolveu fazê-lo sem atender às opiniões dos que – e são muitíssimos – não fazem nem deixam fazer. Ou como dizia o meu tio-avô preferido, “não f**** nem saem de cima”.
Estes anos todos depois está mais do que à vista que valeu a pena. Só um tolinho ou um daqueles espécimes que está sempre do contra – o que, no fundo, é a mesma coisa – defenderá o contrário. Não me interessa se a terra está nas mãos de empresários espanhóis, americanos ou chineses. Pouco me importam essas e outras minudências com que certos figurões estão sempre a embirrar. O que verdadeiramente importa é que agora existe algum progresso – infelizmente ainda não o bastante – há emprego e, sobretudo, água onde antes só havia pastos e calhaus. O resto é conversa fiada. Ah, e também praias fantásticas, de águas mornas logo ali quase ao virar da curva.
Que bom ... ainda bem que se construiu
ResponderEliminarBeijinhos, Kruzes
Feliz Dia
Não convém falar alto não vão os tais, os defensores do povo, exigirem a nacionalização do Alqueva e tudo ao redor.
ResponderEliminarCumprimentos, caro KK.
Sem dúvida, Luísa.
ResponderEliminarCumprimentos
Já faltou mais, meu caro!
ResponderEliminarCumprimentos
A ideia (do estado novo) era de uma albufeira em Alqueva para a irrigação dos arrozais da Companhia das Lezírias, da Comporta, de Alcácer do Sal. O Tejo e o Sado não chegavam para a extensão agrícola.
ResponderEliminarAinda hoje não estão feitas as canalizações para trazer água de Alqueva para o Alentejo/Ribatejo, havendo barragens/depósito intermediárias (Alvito, Odivelas, Albergaria dos Fusos, Pego do Altar, Vale do Gaio).
Há boas praias. Há os vinhos do Sr Roquete.
Estamos proibidos de dar de beber ao gado, de usar a água para irrigação local ou para esgotos. Os espanhóis fazem isto tudo e mais umas mi**das e ninguém lhe diz que são machos das cabras.
Cumprimenta