Algumas das maiores empresas a operar em Portugal apresentam, nos primeiros seis meses do ano, um lucro no montante de algumas centenas de milhões de euros e isso provoca a ira generalizada. No mesmo período o governo anuncia um excesso de cobrança fiscal, face ao previsto, superior a mil e cem milhões de euros e ninguém parecer ficar chateado. Vá lá perceber-se esta gente.
Por mim – lá está, é a minha mania de ser do contra - gosto do lucro. É um conceito que aprecio. Quando é razoável deve estar sujeito a impostos razoáveis e quando elevado devido a circunstâncias extraordinárias, como é agora o caso, taxado também de forma extraordinária. O mesmo, obviamente, em relação à receita do Estado. Se ela é muito superior à prevista, então é porque está a cobrar impostos em excesso e das duas uma. Ou os baixa ou paga as dividas.
Na boa tradição socialista nada disso ocorrerá. O governo não taxará as empresas com lucros elevados não vão esses empresários ficarem aborrecidos e já não os contratarem quando passarem à condição de ex-governantes. Igualmente não baixarão o IRS ou outro imposto. Nem, menos ainda, amortizarão a divida pública. Pelo contrário. Vão esturrar tudo. Sabem que o povo gosta de circo. Tanto que até escolhe palhaços para o governar.
O consumidor final/contribuinte paga sempre a fatura. Há coisas que não fazem sentido como a inflação nalguns setores, em particular dos combustíveis, cuja diminuição nos combustíveis não acompanha na mesma proporção a diminuição do petróleo. A GALP apresenta um aumento significativo dos lucros. Acredito que tenha mais atividade em Sines, mas será só isso?
ResponderEliminarO dinheiro dos lucros vai acabar nas mãos dos accionistas e excesso de impostos cobrados nos bolsos dos do costume. Enquanto isso nós continuamos a pagar caro e a suportar impostos elevados. Nada de novo, portanto. Com a esquerda no poder será sempre assim.
ResponderEliminarAcha mesmo que baixarão os impostos????
ResponderEliminarPor mais lucro que tenham???
Beijinhos, Kruzes
Feliz Dia
Claro que não. Vão continuar esbulhar-nos para poderem dar mais e mais às suas clientelas.
ResponderEliminarCumprimentos.
Simplificar que trudo de mau em Portugal com a esquerda é interessante. Contudo, muitos países europeus têm tido governos de esquerda ao longo dos anos e não deixaram de prosperar. Estranho então a culpa, ou será que esta, a dita culpa, se deve a sermos maus por causa dos governos de esquerda ou se pelo povo que temos, pelos empresários que temos, pela sociedade civil que temos, pelas riquezas que temos e ou não temos ou porque sim.
ResponderEliminar"...muitos países europeus têm tido governos de esquerda ao longo dos anos e não deixaram de prosperar". A sério?! Recorde-me lá dois.
ResponderEliminarClaro, Alemanha com os seus governos de coligação com partidos de esquerda durante os últimos 40 anos e França.
ResponderEliminarPois... já calculava que citasse essa esquerda. Só podia. E esqueceu-se da Tatcher no UK...
ResponderEliminar