sábado, 28 de novembro de 2020

Tontos

thumb.jpeg


Tendo a confiar muito mais nos técnicos do que nos políticos. É cá uma coisa minha, esta ideia. Embora reconheça com facilidade que, como não pode deixar de ser, que a decisão seja qual for o assunto terá de ser sempre política. Afinal é para isso mesmo que os elegemos. Mas o que não faltam são exemplos de decisões tomadas ao arrepio das opiniões dos técnicos. Com os resultados desastrosos que, quase sempre, daí resultam.


Isto da vacina para a Covid é apenas mais um caso. Aquilo que alguns técnicos recomendam – e, provavelmente, nem entre eles será uma posição consensual – pode ou não ser seguido pelos decisores políticos. O que não pode é ser considerada por esses decisores, que de saúde pública perceberão tanto quanto eu percebo de cozinha polaca, como uma ideia tonta.


Não sei porquê mas a mim quando estou doente ocorre-me consultar um médico. Recorrer a um político para verificar o meu estado de saúde foi coisa que nunca me ocorreu. Uma tontice, certamente. Daí acreditar que um técnico de saúde saberá muito melhor do que um político quem deve, ou não, integrar os grupos prioritários de vacinação. E até a mim, gajo pouco letrado e completamente ignorante nesta cena da saúde, me parece razoável que quando se pretende travar a cadeia de contágio a prioridade seja vacinar quem espalha o vírus. Mas, lá está, isso sou eu a dizer. Que, reitero, não percebo nada disto nem tenho eleitores a manter.

6 comentários:

  1. Anónimo12:01 p.m.

    Há uns anos, senti necessidade de consultar um médico. A minha médica de família estava ausente, tive que recorrer a outro clínico. Saíu-me um excelente médico, por acaso político e, como se tal não bastasse, militar de Abril, acho que do 74.
    Tudo isto soube em conversa com o próprio. Agradeci-lhe a atenção e fiz-lhe ver que de nada adiantou ter mostrado o seu 'currículo'. Para mim, tinha sido suficiente que fosse, e foi, um bom médico.
    Não me recordo de alguma vez ter dúvidas políticas. Se as tiver, será que vou procurar um político? Duvido!
    Cumprimentos, com votos de boa saúde e um excelente fim de semana.

    ResponderEliminar
  2. Também quero acreditar que OMS recomendou estes grupos prioritários com rigor e baseada em conhecimento técnico, que deveria ser levado em conta
    Mudar isto só para "ficar bem no retrato" pode trazer graves consequências não só na saúde como também na economia.

    Beijinhos Kruzes
    Feliz Sábado

    ResponderEliminar
  3. Nestas coisas da saúde deve sempre seguir-se a opinião de quem sabe e nunca de um cata-vento qualquer!

    Cumprimentos.
    Bom fim de semana

    ResponderEliminar
  4. Acho que até para defesa deles quem decide devia ter sempre em conta a opinião dos técnicos. Com isto, longe de mim, pretender que sejam estes a governar mas, por exemplo, se um politico decidir construir um jardim deve sempre optar pelas arvores que os técnicos lhe indicarem...

    Cumprimentos e bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  5. Todas as decisões políticas, pelo menos para mim devem ter sempre suporte técnico de quem mais percebe do assunto e sobretudo no que toca à saúde. Tal como agora meia dúzia de médicos negacionistas em vez de se manifestarem/debaterem/esclarecerem com os seus pares andam em manifestações no estilo de Trump. A ciência está ao rubro como noutros casos o estiveram perante o "desconhecido" mas também é feita de avanços e recuos e é apenas neles que eu acredito e sigo. Entendi perfeitamente a hipotética opinião de não vacinarem uma franja de acima dos 75 sem patologias graves.
    Também sou contra algumas medidas e não é por aí que desacredito na OMS e DGS.
    No que toca à vacina da gripe que não chegou para todos...pois é amigo muitas delas foram guardadas para inscritos na farmácia que por terem conseguido apanhar no C.Saúde não tiveram o discernimento de darem baixa do nome na farmácia. Conheço várias pessoas que se inscreveram em várias e quando lhes alertei do "mal" vá lá acataram e foram dar a baixa.
    Ouvir debates com opiniões por vezes tão patéticas é de dar em louco e em especial um determinado canal que fujo dele...mas a minha velhota no lar é o que mais vê e como não sai desde Março julga um campo de batalha. Triste, mas lá a vou controlando sem contar muita coisa, já basta o que os meus irmãos lhe contam e que a deixam arrasada.

    Subscrevo tudo o que dizes e desejo-te um bom domingo

    ResponderEliminar
  6. Mesmo num assunto como este, em que apenas os técnicos terão autoridade para falar, haverá sempre duas opiniões. Ou mais. Já politicos, ainda por cima licenciados em direito como o Costa ou o Marcelo, é que não têm autoridade cientifica nenhuma - nem moral, sequer - para impôr a sua vontade.

    Bom domingo!

    ResponderEliminar