O Ayuntamiento de Zaragoza decidiu abandonar o Windows e passar a utilizar apenas sistemas de código aberto, prevendo com esta medida poupar cerca de um milhão de euros por ano.
Este processo será implementado em duas fases. De inicio serão implementadas as aplicações do pacote "office", processador de texto, folha de cálculo, correio electrónico..etc. Para este efeito foram escolhidas as soluções OpenOffice. Numa segunda fase, a concluir no próximo ano, implementar-se-à o sistema operativo Suse-Linux, propriedade da Novell.
Esta mudança vai requerer um investimento de cerca de 700.000 euros que, na sua maior parte, vão para a formação dos trabalhadores do "Ayuntamiento" dado que, segundo o Alcaide lá do sitio, "é mais difícil mudar os hábitos dos funcionários que o sistema operativo".
É claro que nós não alinhamos nestas coisas e, um destes dias, vamos começar a ver as repartições públicas equipadas com computadores onde os funcionários podem desfrutar as maravilhas do novo Windows Vista. É que essa treta de trabalhar com software livre é para os pobrezinhos...
Sem comentários:
Enviar um comentário