sábado, 1 de dezembro de 2012

O elogio da incompetência


Um qualquer estudo de opinião recentemente publicado revela-nos que, segundo os portugueses inquiridos, o melhor primeiro ministro desde a instauração da democracia terá sido o engenheiro António Guterres. Isto apesar de até quem integrou a sua equipa governativa – Sousa Franco, Medina Carreira, entre outros - considerar que se tratava do pior governo desde o reinado de D. Maria I.
Admito a fiabilidade dos resultados obtidos neste inquérito. No momento de aperto como o que estamos a viver, é natural que muitos sintam saudades da bandalheira, da distribuição de dinheiro público em todas as direcções e da incapacidade de tomar decisões. De recordar que Guterres, entre outras ideias brilhantes, chegou a sugerir que o líder da oposição tivesse – enquanto tal - uma remuneração atribuída pelo Estado!!!!
Num país em que as noticias sobre o julgamento de um paneleiro que terá morto outro larila abrem, durante dias seguidos, os noticiários dos canais de televisão e onde telenovelas ou casas de segredos batem recordes de audiência, não parece estranho que um dos nossos maiores coveiros seja considerado como o melhor chefe de governo. É, afinal, de gente com especial apetência para o calote, para a vida de rico mesmo não tendo cheta e que tenha ar de gajo porreiro que a malta gosta. E se nos mantiver sempre em festa, melhor ainda.
Por último, mas não menos importante, haverá que esclarecer o local de realização da sondagem ou de residência dos sondados. Se foi, por exemplo, num bairro social ou num lugar tipo “Quintinhas” apenas surpreenderá não ter atingido uma votação perto dos cem por cento. 

5 comentários:

  1. Diz-se que cada povo tem os governantes que merece. Se os portugueses assim votam o que esperar?

    ResponderEliminar
  2. Subscrevo e junta a isso o fado e futebol.

    Bom domingo!

    Beijos

    ResponderEliminar
  3. Ainda há pouco tempo saiu outro estudo do género em que o vencedor era o... Sócrates. Então, ainda acreditas nessas tretas? Abraço!

    ResponderEliminar
  4. António Gomes10:53 da manhã

    Também há quem diga que Salazar e o Marcelo Caetano foram os melhores.
    Salazar até foi considerado o maior de todos os portugueses em toda a nossa história.
    Coitadinhos do D. Afonso Henriques, do Nuno Alvares Pereira, do Infante de Sagres... Eu sei lá de quantos coitadinhos, perante Salazar, o maior de todos.

    Deus., Pátria, Autoridade.

    ResponderEliminar
  5. E viva o 25 de Abril de 1974...

    ResponderEliminar