segunda-feira, 4 de dezembro de 2023

As figuras geométricas estão pela hora da morte

O governo não precisava de mudar o logótipo. Não serve de nada. Bastava mudar o “tipo”, que o “lógo” não incomodava ninguém. Mas fê-lo, segundo informação oficial, para proporcionar uma imagem inclusiva, plural e laica. O que é uma óbvia estupidez. Um rectângulo verde, um circulo amarelo e um quadrado vermelho, ainda que todos juntos e por mais que olhe para eles, não me transmitem nenhuma dessas sensações. Antes pelo contrário. Não está lá o azul e isso, desconfio, exclui uns quantos que amam o que essa cor representa para alguns portugueses. O encarnado, quase de certeza, aborrece mais uns tantos. Principalmente porque é o dobro do verde. Uma mensagem subliminar, calculo.


Entretanto a empresa que fez aquela coisa abotoou-se com setenta e quatro mil euros à conta do trabalhinho. Não será tudo lucro, que aquilo deve ter consumido horas e horas de trabalho altamente especializado e, naturalmente, essas coisas pagam-se. O preço, ao contrário do que acontece com muita gente, não me choca. Até porque estou habituado a estes valores. São uma espécie de tabela. Os contratos de prestação de serviços para as administrações públicas – nomeadamente em matérias desta natureza e outras que envolvam especialidades técnicas – têm uma estranha tendência para ficarem ali a “raspar” os setenta e cinco mil euros. Os “trocos” que faltam para aquele valor devem ser para os envelopes. 

5 comentários:

  1. Para os envelopes ou para as fotocópias.

    ResponderEliminar
  2. As camisolas dos clubes da Primeira Liga mudam todos os anos, embora as cores sejam as mesmas. Não sei se com ou sem envelopes, se com ou sem arrendondamentos ou se com ou sem lucro. Pode sempre dizer-se o dinehiro não é nosso pelo que não é necessário prestar contas ao povo, ainda que, as contas, os contratos, destas SAD's sejam tudo menos transparentes, nomeadamente para pagarem (muito) menos impostos do os que seriam devidos, represente afinal dinheiro nosso que nunca vimos.

    ResponderEliminar
  3. O novo logotipo do governo é uma aberração e ninguém em seu perfeito juízo daria 74 mil euros por aquilo. A menos, como foi o caso, que o dinheiro não fosse dele...

    ResponderEliminar