A preocupação do momento é a Amazónia. É, pelo menos, a que está na agenda mediática por razões que todos desconfiamos. Diz que aquilo está para lá tudo a arder. Não faltam, ao que relatam algumas crónicas, criancinhas em pranto compulsivo, adultos indignados e activistas à beira de um ataque de nervos tal é a comoção que a devastação daquelas paragens lhes está a causar. Menos mal que nos últimos doze anos – os reinados de Lula e Dilma - não houve incêndios nem desmatagens. Se não, coitados, com tanta ralação já teriam ido desta para melhor. A menos que a preocupação estas alminhas seja como o fogo. Arde conforme sopra o vento...
A sorte é a Amazónia - é uma novidade que deixo aqui em primeira mão - estender-se para lá das fronteiras brasileiras. Consta até que, nos restantes oito países por onde a floresta se espalha, está muito bem preservada e incêndios é coisa nunca vista. Nomeadamente na Bolívia, do camarada Evo Morales, onde aquilo está um brinquinho.
E tem pra lá muito "aborígene" a falar português, vestidos com calções de licra e camisolas do Real Madrid e elas de "soutien gorge", toucados com uns penachos a dizer que vivem da floresta, mas a reclamar subsídios.
ResponderEliminarOutra coisa que me intriga é que no Brasil há "queimadas" e na Bolívia há incêndios...
ResponderEliminarToda a NET regurgita com os fogos na Amazónia que, por puro acaso, é uma região que se estende por Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Peru, Venezuela, Guiana Inglesa, Suriname (antiga Guiana Holandesa) e Guiana Francesa.
ResponderEliminarTal como o Saara se estende por vários países.
E, por puro acaso, este ano os fogos começaram na Bolívia guiada pelo excelente Evo Morales, para desmatar a floresta tropical para ser usada pelos campónios cultivadores.
Os piores incêndios no Brasil foram no tempo de uma Dilma Rousseff, presa por guerrilha urbana e de extrema esquerda, e 'presidenta' daquele país até ter sido impugnada pelos fássistas que lá vivem.
A agenda de uma certa malta passou a incluir a ecologia. Isto enquanto fumam uns charros, atestam o deposito do carrinho e arrecadam o croquete...
ResponderEliminar