domingo, 16 de janeiro de 2011

Gente a quem só falta ladrar (e abanar o rabinho, vá)

Gabo a paciência aos que se levantam manhãzinha bem cedo – alta madrugada, quase – para levar o cão à rua com o intuito deste fazer a cagada matinal. Igual se aplica a quem, ao anoitecer - se calhar são os mesmos - faça frio, chuva ou as duas coisas em simultâneo, se obrigue a passear o rafeiro até que este tenha largado na via pública tudo aquilo que o dono – gajo asseado, portanto – não quer em casa. Chega a ser comovente ver como, debaixo de uma carga de água ou a tiritar, uns fulanos ou fulanas esperam pacientemente enquanto o amiguinho de quatro patas vai hesitando quanto ao melhor local para aliviar a tripa. É vê-los na Avenida da Estação, ao cimo da Rua dos Telheiros, à volta do Rossio e em todos os poucos locais da cidade onde existe um pouco de relva. 
Não sei se a apetência por espaços relvados é dos cães ou donos. Por um lado acredito que seja dos canitos, porque sempre que o portão do meu quintal fica aberto é mais que garantido que aparece merda na relva. Por outro, olhando para os passeios, fico com a impressão que aos animais lhes é indiferente e que são os donos que escolhem os espaços verdes. Deve ser porque já habituados a levar para lá os filhos ou os netos. 
Em muitas localidades foi colocado, nos locais mais críticos, este tipo de equipamento que disponibiliza sacos de plástico para recolha dos dejectos. Por cá ainda não existe tal coisa. Pelo menos que tenha dado por isso. Não sei qual o seu nível de utilização onde já é disponibilizado mas, estou em crer, não deverá ser elevado. O que não justificará a sua aquisição e implementação entre nós. Ainda usavam os sacos para ir às compras ao Lidl. É que se quase todos os donos afiançam que ao seu cãozinho só falta falar para ser como as pessoas, a realidade demonstra-nos que a muitos donos só falta ladrar para serem como os cães.

2 comentários:

  1. kkkkkkkkkkkk...verdade...as pessoas tem coragem,isso no mundo todo de levantar na madrugada para passear com seus cães,e pior vão para lugares publicos e deixam o bichinhos melecarem tudo,pra depois a gente ter o prazer de pisar...odio..hã.
    Aqui mesmo no meu predio,um lugr de gente civilizada,tem um pequeno pomar,com baanquinho...de manhãzinha não posso levar minha filha para brincar por lá...esta cheio de cães e cacas...rs.
    Bjs
    Deusa
    vasinhos coloridos

    ResponderEliminar
  2. O que falas é triste retrato deste Portugal de m***, porque de facto é por todo o lado.

    Aqui há esse equipamento (de imediato ficou sem sacos, repostos e roubados na hora. Por acaso dei-me ao trabalho de ver, são do tamanho de uma mão, jamais dariam para ir ao Lidl, mas sei que nunca mais puseram sacos) e o aviso de proibição por parte da Junta, mas como cão não sabe ler e o dono assobia para o lado, é despejar a tripa e mais nada.
    Já vi aplicarem uma multa, mas acho que não funciona porque teria que estar ali um polícia de serviço.

    Acho que a sociedade civil deverá ter uma voz activa e desancar nos donos(as) olha que eu já o fiz diversas vezes e resultou, bem como escarrarem para o chão, hábito nojento de tantos portugueses!!!!

    ResponderEliminar