segunda-feira, 7 de julho de 2008

Desgraçadinhos mas simpáticos

Para os cães nascidos desde o passado dia um de Julho passou a ser obrigatória a implantação de um microchip, sob a pele do pescoço, que contém um código de identificação individual que remete para uma ficha de registo contendo dados sobre o animal e o seu proprietário. Com esta medida é possível obter informação completa e rápida nomeadamente quanto a vacinas administradas ao cão ou à identificação completa do dono, o que se torna especialmente relevante no caso de abandono.

Esta parece ser a ocasião ideal para as juntas de freguesia alterarem a sua politica relativamente ao licenciamento de canídeos. Quase todas cobram valores insignificantes e consta, não se sabe se verdade, que em muitas freguesias nem sequer há registo ou apenas estão registados uma pequena minoria dos cães existentes, o que priva a autarquia de uma verba que, cobrada a valores minimamente razoáveis ou altamente penalizadores no caso de cães de raças perigosas, podia representar um importante recurso financeiro. Imprescindível, no entanto, que em simultâneo seja exercida pela Junta um eficaz controlo dos animais existentes. Coisa que nem parece difícil em freguesias rurais ou de pequena dimensão, como é o caso da esmagadora maioria das freguesias do país.

Desde sempre as juntas de freguesia têm sempre optado pelo choradinho da desgraçadinha, pela vitimização e por mendigar junto das Câmaras, ao invés de procurarem formas alternativas de financiamento para as suas obras e actividades. É mais simpático para alguns dos seus fregueses e simultaneamente justifica a inactividade e a falta de iniciativa. Por mim lembrar-me-ei disso quando exercer o meu direito de voto. Principalmente se pelo caminho calcar merda de cão.

1 comentário:

  1. sempre comeste merda agora és esquesito, se náo fosse a política eras um merda!

    ResponderEliminar