terça-feira, 17 de junho de 2014

O rebanho está à espreita


A existência de um saldo de gerência próximo do zero ou de vários milhões, no final de um exercício orçamental, não significa grande coisa acerca do que foi a gestão de um município durante o período em questão. Tanto pode ter sido excelente como péssima. Mas, tratando-se de Rui Rio, inclino-me mais para a primeira hipótese. Embora sem grandes certezas, dado que a maneira como muitas autarquias – e também a do Porto - publicam as contas nos respectivos sites, não permite o acesso fácil e intuitivo às mesmas. Até parece que têm algo a esconder. Ou então sou eu que não tenho jeito para procurar este tipo de informação.
Já a reacção do PS aos números do saldo da gerência da Câmara do Porto - não do “resultado” como aparece na noticia, por que isso é outra coisa – nada tem de surpreendente. Toda a gente conhece a veia gastadora do Partido Socialista. Estamos todos a pagá-la. Mesmo ao nível das autarquias, se alguém tiver dúvidas, basta ver a lista de municípios alegadamente em dificuldades financeiras, recordar quem esteve no poder nos últimos anos nessas câmaras municipais e depressa deixará de acreditar em coincidências.
Não são precisos grandes dotes adivinhatórios para prever qual vai ser o nosso futuro assim que o Costa de Lisboa chegar a primeiro-ministro. O rebanho, que tem andado meio escondido, começa a espreitar. Está ansioso por se chegar à gamela dos milhões e desatar a esturrá-los. Façamos-lhes a vontade. Assim como assim já rebentámos a vida dos nossos filhos, por que não rebentar também com a dos nossos netos?

6 comentários:

  1. As contas das autarquias são sempre muito pouco transparentes.
    Quando deviam ser muito simples de perceber e decifrar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem sempre, Pedro Coimbra. O que acontece quase sempre - como no caso da noticia - é que quem as aprecia, nomeadamente ao nível da Assembleia municipal, não percebe um boi daquilo. E dos jornalistas que depois fazem estas noticias então nem é bom falar...

      Já quanto à publicidade que é dada às contas autárquicas...Faz-me confusão o motivo que leva alguns municípios a "esconder" as ditas nos respectivos sites quando, pelo contrário, deviam ser de fácil acesso. Até parece que os "gestores" têm medo de alguma coisa...

      Eliminar
  2. Eu fico é particularmente preocupado com a imagem que Portugal teria no exterior se António Costa se tornar realmente no próximo primeiro-ministro. Ainda vão pensar que Portugal está perto do Sri Lanka.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se o Costa for 1º ministro voltamos todos a ser ricos num ápice...Claro que dois anos depois tem de chamar a troika outra vez...Novamente por culpa da oposição, presumo que irão dizer os socialistas...

      Eliminar
  3. Também não consigo entender as contas da Câmara daqui que foi socialista, depois anos e anos com o Seara que só olhava para a "seara do seu umbigo e dos amiguinhos e agora temos de novo socialista que num ápice desatou a fazer coisas mais apalermadas do que o seu antecessor. A abstenção daqui foi muito além dos 70% o que me leva a acreditar que a maioria que votou foram mesmos os partidários e ou filiados. O velho Basílio Horta pois então...deve andar a gastar do bolso roto do Seara...porque todos eles são farinha do mesmo saco.

    Posto isto concordo contigo, embora ache que o futuro dos meus netos já está hipotecado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sintra, pelo menos tenho essa ideia, terá uma situação financeira razoável. Pelo menos se comparada com outras que, ao que se ouve, estariam a um passo de falir se tal fosse possível.

      Eliminar