quinta-feira, 12 de junho de 2014

Encerramento de escolas. Ou como o interesse das crianças não interessa nada.

Quando leio as preocupações que vão sendo manifestadas acerca do encerramento, por falta de alunos, de escolas do ensino básico, não consigo evitar uma gargalhada. Não que o fecho de serviços públicos, nomeadamente no interior do país, constitua motivo para risota. Ou que a desertificação, de que o fechar da escola é apenas uma consequência, me dê vontade de rir. Pelo contrário. São assunto sérios. A gargalhada que solto é de escárnio pela falta de seriedade com que são tratados.
Usa-se, quase sempre, como argumento contra o encerramento das escolas das pequenas localidades do interior a distância que, no futuro, as crianças vão ter de percorrer até à escola mais próxima. Normalmente na sede do concelho. Omite-se - provavelmente porque pensam que somos todos parvos e que toda a gente come o que lhe põem na gamela – que em vários pontos do país, nomeadamente onde existem escolas em risco de encerramento, é feito o transporte escolar em sentido inverso. Isto é, os municípios estarão a transportar alunos residentes nas sedes de concelho para as escolas das aldeias apenas para as manter abertas. Não vou sugerir que quem o faz está a delapidar recursos públicos. Nada disso. Mas já quanto ao argumento do alegado transtorno provocado às criancinhas... sou capaz de o achar um bocado parvo.
Há, depois, outras questões relacionadas com os recursos humanos afectos a esta área. Ao que parece – embora não tenha confirmação e me custe a acreditar na veracidade da coisa – existirão escolas onde serão, entre professores e auxiliares, quase tantos os funcionários como os alunos. Mas isso já será outra história. Quase tão misteriosa como aquela onde se conta que, apesar de já terem encerrado um número imenso de estabelecimentos de ensino, o número de trabalhadores afecto a este sector terá continuado a aumentar. Alegadamente, claro. Se calhar são apenas histórias da carochinha.
Não estou com isto a defender o encerramento de coisa nenhuma. Gostava apenas que se falasse verdade aos eleitores contribuintes portugueses. Manias.



5 comentários:

  1. Ainda não consegui descortinar o que estará por detrás de tudo isto e pelo texto também não cheguei lá!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O objectivo ao encerrar a escola será, por parte do governo, poupar dinheiro. O objectivo de manter aberto é contrariar o governo nem que para isso se usem as crianças como desculpa...

      Eliminar
  2. E as crianças são um joguete no meio desses joguinhos de poder.
    Não há paciência!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois. Infelizmente assim é. Alegadamente, claro.

      Eliminar
  3. Bem, manter uma escola em funcionamento por causa de meia dúzia de alunos, quando não é só mesmo por causa de um, também não é solução. Fica sempre mais barato pagar um autocarro que os vá buscar a todos para uma escola.

    ResponderEliminar