segunda-feira, 5 de maio de 2014

Os órfãos do comunismo acham que vão ser adoptados...

A política internacional não é assunto que se inclua no top 100 das minhas preocupações. Daí que, confesso, não esteja particularmente bem informado acerca do conflito que envolve a Ucrânia e a Rússia. Mas, presumo, deve ser coisa importante. Isto a creditar no que se tem escrito em alguns blogues situados mais à esquerda do panorama blogosférico nacional. Nesses espaços é latente o entusiasmo com as actividades, alegadamente heróicas e anti-fascistas, das forças pró-russas e, simultaneamente, um ódio visceral para com o lado ucraniano. Nazis da pior espécie, ao que relatam.
Por mais que me esforce não consigo descortinar motivos para qualquer destes sentimentos. Nomeadamente no que se refere ao apreço demonstrado perante o novo expansionismo russo. Acredito que queiram ver ali uma espécie de renascimento dos ideais comunistas de outros tempos. Esqueçam lá isso. A União Soviética não volta. Por mais difícil de aceitar que tal facto seja para uns quantos saudosistas do império do mal. O Putin pode estar ansioso por alargar as suas fronteiras, mas gosta tanto de comunistas como eu do Sócrates ou do Passos Coelho. Provavelmente um pouco menos, até. E os russos que habitam as ex-repúblicas soviéticas apenas querem uma vida - daquela ao estilo ocidental e capitalista - melhor do que a que os países onde vivem têm para lhes oferecer. De comunismo ficou a imensa maioria mais que farta.

5 comentários:

  1. Consensual ou nem tanto, foi o desmembramento da ex URSS.
    A Ucrânia, depois de um referendo, foi declarada independente a 24 de Agosto de 1991 e o reconhecimento da independência a 25 de Dezembro de 1991.
    O grande problema está, não na República autónoma da Crimeia, mas sim devido ao facto de ser considerada o "celeiro da Europa" devido à fertilidade de suas terras.

    Vladimir Putin é tão comunista como uma coisa que nunca vi.
    Os ucranianos estão mais virados para a Europa, da qual fazem parte, geograficamente falando.

    Deixo uma curiosidade. O meu amigo sabe o que significa a palavra Ucrânia?
    Quer dizer fronteira ou confim.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pela maneira como alguns bloggers comunistas se referem a este conflito e o partido que tomam pelos russos percebe-se o quanto estão ansiosos pelo regresso da velha união soviética. Que os os ucranianos não gramem os russos - ainda devem estar aborrecidos por causa dos milhões que o Estaline matou - é coisa que lhes importa pouco.

      Eliminar
  2. Só sei que está a nascer mais uma estrondosa guerra civil e com as horrendas consequências.

    ResponderEliminar
  3. Calma, amigos, ninguém quer uma guerra cujas consequências seriam imprevisíveis.

    Boa semana.

    ResponderEliminar